Queime os navios
Hernan Cortez foi um espanhol que conquistou todo o México, em 1520.
Em 1519, quando os soldados espanhóis, liderados pelo oficial Hernán Cortéz (1485-1547), chegaram pela primeira vez ao que hoje é o México, eles, os espanhóis, não passavam de um grupo com apenas pouco mais de quinhentos homens. No entanto, isso não impediu que, em um tempo relativamente curto, eles derrotassem e conquistassem o então poderoso Império Asteca, cuja capital, Tenóchtilán, era mais populosa que qualquer grande cidade européia na mesma época.
Apesar de estarem em número muito inferior ao dos astecas, os espanhóis saíram vitoriosos.
Na nossa caminhada cristã não é diferente...quantas não são as lutas e os gigantes que enfrentamos...por vezes chegamos a desanimar frente a tão grandes desafios...
O que precisamos saber é que nessa guerra, nessa luta, temos DOIS ADVERSÁRIOS que precisamos enfrentar:
1º) O diabo, inimigo das nossas almas, o acusador, o mentiroso, o que veio para matar, roubar e destruir, o que anda ao nosso derredor buscando oportunidades para nos tragar;
2º) Nós mesmos com nossos desejos pecaminosos, com nossa carnalidade, com nossas fraquezas, medos, com nossa incredulidade, com nossa inclinação para o mal, com nossa auto-suficiência.
Como podemos vencer essa guerra?
ESTRATÉGIAS
1) Armas superiores
Os espanhóis possuíam armas de fogo (mosquetes, canhões, arcabuzes, bacamartes...), algo de que os astecas não dispunham. Sem dúvida, as armas de fogo usadas pelos espanhóis tinham grande poder destrutivo e de intimidação.
O que a Bíblia diz sobre nossa luta contra o inimigo e contra nós mesmos?
As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. (2 Coríntios 10:4 NVI)
Além disso, a Palavra de Deus nos garante que pra essa luta, nós ganhamos uma armadura especial para nos proteger, a armadura de Deus:
Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. (Efésios 6:10-17 NVI)
Lembre-se: a armadura não é sua, é de Deus, Ele empresta Sua própria armadura pra nós! Quando você veste uma armadura que não é sua, você fica parecido com o Dono da armadura!
Para vestir uma armadura...
Primeiro: põe-Te de pé, posicione-se!
"Cingi os rins com a Verdade" : rim significa filtrar, ou seja, a primeira coisa que você deve fazer quando veste a armadura é filtrar TUDO com a Verdade que é Jesus.
Outro aspecto importante é o histórico, as pessoas da época bíblica usavam vestidos até o pé, mas quando precisavam fazer algo mais trabalhoso, colocavam um cinturão para levantar a roupa, prender no cinturão para ter a liberdade dos movimentos...
Para vestir a armadura de Deus é necessário por o cinturão, se envolver com a Verdade para ser livre e sendo livre, vc tem agilidade na batalha.
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. (João 8:32 NVI)
Se ENVOLVA com a VERDADE e seja LIVRE.
"Couraça da justiça" - proteja suas emoções com justiça. Caminhe sendo justo e praticando a justiça mesmo quando injustiçado. É o caráter e não a força que nos faz vencer batalhas!
Lembre-se: o caráter do guerreiro é sua principal defesa!
"Pés calçados com prontidão do evangelho" - pés indicam caminho, falam de movimento, saber pra onde ir, ter foco na proclamação do evangelho na sua caminhada. Quando vc tem um objetivo, quando vc está determinado a alcançar esse objetivo, seus pés não caminham em outros caminhos.
Tenha uma firme caminhada com Deus!
"Escudo da fé": o escuto da fé APAGA os dardos, as setas inflamadas do Maligno. Ele não desvia as setas, ele APAGA as setas, ou seja, vc não é atingido por elas!
Ande pela fé e viva dias que vc nunca pensou viver!
Vc vive à medida do que vc crê! Se creres, verás a gloria de Deus!
E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê. (Marcos 9:23 ARC)
"Capacete da salvação": Para proteger nossa mente, nossos pensamentos, nossas duvidas, nossas decisões é importante lembrarmos sempre quem nós somos em Cristo. Lembrarmos sempre que Seu Sacrifício, nos libertou do pecado, nos deu nova vida e nos tornou FILHOS DE DEUS, somos NOVAS CRIATURAS. As coisas velhas já passaram!
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua MENTE, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2 NVI)
2) Cavalos surpreendem os astecas
Sabe-se que os espanhóis surpreenderam os indígenas ao aparecerem montados em cavalos, animais que eram desconhecidos na América até então.
Surpreenda o inimigo ADORANDO ao invés de murmurar, buscando o poder em Deus:
Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença. (Salmos 105:4 NVI)
Surpreenda o inimigo com sua submissão :
Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. (Tiago 4:7 NVI)
Surpreenda o inimigo passando pelas lutas crendo na gloria futura:
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. (2 Coríntios 4:16, 17 NVI)
Surpreenda o inimigo sendo fiel a Deus e nao se rendendo a nenhuma proposta:
O rei Nabucodonosor fez uma imagem de ouro de vinte e sete metros de altura e dois metros e setenta centímetros de largura, e a ergueu na planície de Dura, na província da Babilônia. Então o arauto proclamou em alta voz: “Esta é a ordem que é dada a vocês, ó homens de todas as nações, povos e línguas: Quando ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, prostrem-se em terra e adorem a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor ergueu. Quem não se prostrar em terra e não adorá-la será imediatamente atirado numa fornalha em chamas”. Mas há alguns judeus que nomeaste para administrar a província da Babilônia, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que não te dão ouvidos, ó rei. Não prestam culto aos teus deuses nem adoram a imagem de ouro que mandaste erguer”. (Daniel 3:1, 4-6, 12 NVI)
Surpreenda o inimigo mostrando pra ele uma face do seu caráter transformado por Deus que ele não conhecia!
3) Informação: arma poderosa
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. (Jeremias 29:11 NVI)
Saber, conhecer, entender quem vc é!
Numa guerra, a informação pode ser a arma mais valiosa. Conhecer bem o inimigo costuma ser uma grande vantagem estratégica. Os espanhóis obtiveram essa vantagem em relação aos astecas e souberam explorá-la muito bem. Cortéz contou com a ajuda de guias e intérpretes, por meio dos quais, obteve muitas informações a respeito da situação do Império Asteca.
Ninguém tem informação a seu respeito pq o Senhor é quem sabe.
Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos. (Oséias 4:6 NVI)
A Palavra e o Espírito Santo são nossos guias e interpretes...
Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. (1 Coríntios 2:9-11 NVI)
4) Ousadia de queimar os navios
Desembarcou no México e a primeira decisão que tomou foi atear fogo aos navios.
A partir daí não haveria retorno possível. Era conquistar ou conquistar. Os soldados não poderiam voltar atrás, não poderiam se acovardar, não tinham pra onde fugir...
Na nossa vida com Deus, precisamos queimar os navios, queimar as pontes que nos prendem ao passado...tudo aquilo que nos impede de prosseguir no conhecimento do Senhor...
Queimar os navios é seguir sua missão até as ultimas consequências...
Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos. (Hebreus 10:39 NVI)
Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: “Eu te seguirei por onde quer que fores”. Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. A outro disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. Jesus lhe disse: “Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”. Ainda outro disse: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família”. Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”. (Lucas 9:57-62 NVI)
Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal. (Gênesis 19:24-26 NVI)
Lembrem-se da mulher de Ló! Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará. (Lucas 17:32, 33 NVI)
Você sabe que está no caminho certo quando perde o interesse de olhar pra trás.
Siga em frente! Queime os navios! Não tenha medo de seguir em frente, de deixar pra trás, existe vida nova esperando por vc!
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:13, 14 NVI)
Que Deus te abençoe! Tenha um 2014 maravilhoso na presença do Senhor!