terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A HISTÓRIA DE JONAS

A MENSAGEM DE JONAS





INTRODUÇÃO 

Quando se fala em Jonas, pensa-se logo no peixe que engoliu o profeta.

Por mais impressionante que seja a história do homem engolido por um peixe, enfatizar esse aspecto da história é se desviar da mensagem do livro de Jonas, é perder o foco, é fechar os olhos para aquilo que Deus deseja nos comunicar, é ignorar o mais importante em favor do irrelevante. (Às vezes, até penso que o nosso inimigo está por detrás dessas “des-focalizações”, sussurrando nos nossos ouvidos, conspirando contra a correta interpretação da Bíblia, levando-nos a enfatizar os detalhes e a ignorar a mensagem, conduzindonos para o irrelevante para que não consideremos o que é importante.)

Qual a real mensagem do livro de Jonas?

A mensagem central do livro de Jonas não é a desobediência do profeta e nem a saga do grande peixe. A mensagem central do livro de Jonas é o amor de Deus pelos ímpios, a sua grande compaixão pelos perdidos, a sua imensa misericórdia em favor daqueles que estão debaixo de condenação. Por causa da situação terrível em que se encontravam os ninivitas, Deus lhes enviou o profeta Jonas com a incumbência de chamá-los ao arrependimento.

QUEM ERA JONAS?

Profeta de Deus cujo nome significava paz 

Longe de ser um homem pacífico, está em guerra com Deus e com as pessoas. 

Jonas demonstra em seu temperamento ser um homem emburrado, sem misericórdia, e mal-relacionado com o próprio Deus.

E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do Senhor. Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se. (Jonas 1:1-4 ARC)

Nínive ficava a leste, Tarsis a oeste. O que Jonas fez ao procurar fugir para Tarsis foi ir para o lugar mais distante possível de onde o Senhor mandou ele ir.

QUANDO FUGIMOS DA VONTADE DE DEUS

1) FICAMOS INDIFERENTES 

Então, temeram os marinheiros, e clamava cada um ao seu deus, e lançavam no mar as fazendas que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu aos lugares do porão, e se deitou, e dormia um profundo sono. E o mestre do navio chegou-se a ele e disse-lhe: Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos. (Jonas 1:5, 6 ARC)

Jonas dormiu tão profundamente, se isolou de tal forma que nem percebeu o que estava acontecendo ao seu redor. Um verdadeiro caso se instalou naquele navio.
Imagino o desespero, a gritaria, o barulho da tempestade. Nada fez Jonas despertar de seu confortável sono.
Quando fugimos da face de Deus, a verdade é que tudo perde o sentido pra nós, até nossa própria vida. 

2) EVITAMOS FALAR COM DEUS

O texto diz que todos os marinheiros começaram a clamar ao seu deus, menos Jonas. Ele era o profeta de Deus, tinha intimidade, relacionamento, vida com Deus. Era um homem espiritual. Mas se recusou a falar com Deus. 
Os ímpios repreenderam Jonas, disseram: inocência o teu Deus! E Jonas continuou evitando o Senhor.

Quando sabemos que estamos fora daquilo que Deus estabeleceu pra nós, evitamos falar com Deus. Evitamos gastar tempo em oração, estudando a Palavra de Deus. Arrumamos inúmeras desculpas mas não falamos mais com Deus. Às vezes mantemos só alguns rituais: agradecemos a refeição, o dia e olha lá.
Mas as noites que passávamos em busca do Senhor, conversando com Ele, buscando direcionamento, expondo nosso coração....essas noites, esses dias, deixamos pra trás.

3) PERDEMOS O TEMOR A DEUS

E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por que causa nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. Então, lhe disseram: Declara-nos tu, agora, por que razão nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? E donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? E ele lhes disse: Eu sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca. Então, os homens se encheram de grande temor e lhe disseram: Por que fizeste tu isso? Pois sabiam os homens que fugia de diante do Senhor, porque ele lho tinha declarado. (Jonas 1:7-10 ARC)

Jonas declarou com sua boca que temia ao Senhor mas seu coração estava frio, endurecido. Quem tem realmente temor ao Senhor, se rende às suas ordens.

Os ímpios demonstraram mais temor a Deus do que o próprio Jonas. Eles se escandalizaram tanto com a rebelião de Jonas contra o seu Deus que invocaram ao Senhor, lançaram Jonas ao mar e ofereceram sacrifícios a Deus.

Infelizmente mesmo no engano com outros deuses, os marinheiros eram mais dedicados e compromissados em agradar seus deuses do que Jonas com o Deus verdadeiro.

QUANDO DEUS TEM UM PROPÓSITO, NÃO DESISTE

Deparou, pois, o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. (Jonas 1:17 ARC)

O principal do livro de Jonas não é ele ter sido engolido por um peixe.

O principal do livro de Jonas não é a rebelião do profeta.

O principal do livro de Jonas é a grandiosidade do amor de Deus para com TODOS os povos e o que Ele é capaz de fazer para cumprir o Seu grande propósito.

Qual é o grande propósito de Deus? Reconciliar o mundo consigo mesmo.

O Senhor enviou um peixe para tragar Jonas e ali o profeta ficou por três dias. Talvez Jonas nunca tenha tido dimensão do que esses três dias dentro do peixe representou de fato. 

Foi muito mais do que Deus indo até o profeta e trazendo-o de volta ao centro da Sua vontade.

Foi Deus indo até o profeta para fazer com ele aquilo que seria um anúncio do grande plano de Deus para a salvação do mundo: a morte de Jesus e sua ressurreição depois de três dias para a salvação de todos os povos!

Mas ele lhes respondeu e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas, pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas ressurgirão no Juízo com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. (Mateus 12:39-41 ARC)

JONAS CLAMA AO SENHOR E DEUS OUVE

E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia, tornarei a ver o templo da tua santidade. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; os ferrolhos da terra correram-se sobre mim para sempre; mas tu livraste a minha vida da perdição, ó Senhor, meu Deus. Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade. Os que observam as vaidades vãs deixam a sua própria misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei; do Senhor vem a salvação. Falou, pois, o Senhor ao peixe, e ele vomitou a Jonas na terra. (Jonas 2:1-10 ARC)

Jonas expõe seu coração ao Senhor e declara que irá cumprir os votos que fez ao Senhor.


A PREGAÇÃO MAIS CURTA E MAIS EFICIENTE DA HISTÓRIA 

A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem: “Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu lhe darei”. Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande, sendo necessários três dias para percorrê-la. Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”. Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco. Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza. Então fez uma proclamação em Nínive: “Por decreto do rei e de seus nobres: Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas, provar coisa alguma; não comam nem bebam! Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência. Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos”. Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado. (Jonas 3:1-10 NVI)

A REAÇÃO DE JONAS

Jonas, porém, ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. Ele orou ao Senhor : “ Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que prometes castigar, mas depois te arrependes. Agora, Senhor, tira a minha vida, eu imploro, porque para mim é melhor morrer do que viver”. (Jonas 4:1-3 NVI)

Jonas tinha mais medo da misericórdia de Deus do que da irá dEle.

Jonas queria que Nínive fosse destruída. 

Ele queria misericórdia pra ele e justiça com seus inimigos.

Mas Deus é misericordioso com todos.













domingo, 16 de fevereiro de 2014

DESCULPAS PARA DIZER NÃO AO CHAMADO DE DEUS


DESCULPAS PARA DIZER NÃO AO CHAMADO DE DEUS



INTRODUÇÃO 

Nós, sozinhos, não procuraríamos o Senhor. Mas Ele, por sua imensa graça procura por nós, revelando-nos a Sua vontade e dando-nos coragem para responder.

Mas quando Ele chega perto, somos tentados a retroceder. 

Obedecer ao que sabemos que Deus quer que façamos quase nunca é tarefa fácil para nós.

Às trevas Deus disse:"Haja luz" e houve luz.

À tempestade, Cristo disse: "Acalma-te". E houve grande calmaria.

Nós, porém, pensamos que temos o poder (ou até mesmo o direito) de desafiar as ordens de Deus. 

Por quantas vezes nós não entramos em grandes discussões com Deus com relação a Sua vontade pra nós?

Por quantas vezes não tentamos convencer a Deus com nossos argumentos que há outra saída que não a obediência e rendição ao Seu plano?

Por quantas vezes não tentamos "aconselhar" Deus com relação aos planos que Ele traçou pra nós? 

Com Moisés não foi diferente...ele entrou numa disputa acirrada com Deus com relação ao trabalho que ele estava sendo pessoalmente incumbido a fazer no deserto. (Êxodo 3 e 4)

Moisés passou:

- 40 anos no palácio como ESTUDANTE;

- outros 40 anos no deserto como PASTOR.

Depois disso, com 80 anos de idade, ele não fazia idéia de que passaria mais 40 anos como o LIBERTADOR da nação de Israel.

Moisés estava perto do monte Horebe e viu uma sarça ardente....mesmo em chamas a sarça não se consumia! Um sinal extraordinário, um milagre espetacular diante dos olhos de Moisés.

O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui”, respondeu ele. Então disse Deus: “Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”. (Êxodo 3:4, 5 NVI)

Então, Deus se identifica a Moisés:

Disse ainda: “Eu sou o Deus de seu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Então Moisés cobriu o rosto, pois teve medo de olhar para Deus. (Êxodo 3:6 NVI)

Depois de se identificar, Ele revela a Moisés Sua vontade:

Disse o Senhor : “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde há leite e mel com fartura: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem. Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas”. (Êxodo 3:7-10 NVI)

Que privilegio! Que honra! Ser escolhido por Deus para libertar Seu povo!

Deus poderia libertar Seu povo por Ele mesmo, sem a participação de ninguém!

Deus poderia dar essa tarefa aos anjos ou então a alguém mais experiente, com um currículo melhor. 

Mas não, Deus escolheu Moisés; um homem cheio de falhas para uma grande tarefa!

Qual reação esperávamos de Moisés para um chamado tão lindo como esse?

"Sim Senhor!", "Eis-me aqui!", "Seja feita a Tua vontade!" 

Moisés tentou escapar, como muito de nós fazemos. Ele protestou esperando fazer Deus "mudar de idéia".

Moisés, ao invés de se aproximar de Deus, apresentou 5 desculpas a Ele para desobedecer!

Inacreditavelmente Moisés usou de todos os argumentos possíveis para desobedecer a Deus! 

Será que não temos feito o mesmo?

O mais interessante é que Moisés fez de tudo para desobedecer ao chamado de Deus enquanto estava descalço em solo sagrado, lembra? 

Ou seja, ele estava na presença gloriosa de Deus e mesmo nesse lugar, ele se recusava a fazer o que Deus queria que ele fizesse!

Nós podemos ir a igreja, ir ao monte, orar, fazer jejuns, cantar hinos, cantar cânticos  e ao mesmo tempo nos recusar a fazer o que Deus quer que façamos!

Mesmo envolvidos com tudo isso, podemos desprezar o chamado de Deus!

Quais foram as desculpas que Moisés apresentou ao Senhor?

1) INADEQUADO PARA A TAREFA

 Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” (Êxodo 3: 11 NVI)

Moisés se sentia um Zé-ninguém para essa tarefa tão importante. Se sentia inadequado para esse serviço. Exatamente como nós nos sentimos quando somos chamados para dar aula na EBD, para cantar no louvor, para liderar um PG, discipular alguém...

Pensamos logo: "Ah, quem sou eu pra fazer isso? Fulano é que é bom pra isso... Não chego nem aos pés do apóstolo Paulo...não sou um Lutero da vida...quem sou eu!"

Uma informação importante é a que nós não sabemos quem somos de verdade!

Sabe qual foi a resposta de Deus? Deus não bajulou Moisés, não o encheu de elogios e nem trabalhou a autoimagem de Moisés. Deus ignorou a pergunta de Moisés e disse apenas:

“Eu estarei com você. Esta é a prova de que sou eu quem o envia: quando você tirar o povo do Egito, vocês prestarão culto a Deus neste monte”. (Êxodo 3:12 NVI)

Como isso ajudaria a Moisés a descobrir quem ele era?

- A resposta a pergunta de quem Moisés era encontrava-se em saber quem era Deus!

Só quando sabemos quem Deus é e estamos corretamente nos relacionando com Ele é que podemos estabelecer nossa identidade.

Não melhoramos nossa autoimagem quando pensamos melhor sobre nós mesmos. Melhoramos nossa autoimagem ao pensarmos corretamente a respeito do Deus que nos ama.

A pergunta de Moisés não foi um sinal de humildade porque humildade significa que eu vejo minha fraqueza mas significa também que eu vejo a força de Deus.

A pergunta de Moisés revelou falta de fé e desconfiança a respeito de Deus.

A promessa de Deus deveria ter sido suficiente para compensar o sentimento de inferioridade de Moisés por causa do caráter de Deus, por causa de quem Deus é!

Quem entende quem Deus é, entende que se Ele promete estar sempre, todas nossas necessidades serão supridas: se faltar sabedoria, Deus dará; se faltar comida, Deus suprirá; se faltar conhecimento, Deus dará.

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?” (Hebreus 13:5, 6 NVI)

A presença permanente de Deus era tudo o que Moisés precisava!

Mas Moisés tinha uma segunda desculpa...

2) FALTA DE CONHECIMENTO 

Moisés perguntou: “Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?” (Êxodo 3:13 NVI)

Moisés tinha medo de sua falta de conhecimento sobre Deus diante dos questionamento das pessoas! 

Moisés tinha medo dos questionamentos do povo quanto ao seu chamado.

Por vezes enfrentamos o medo das pessoas que duvidarão que foi Deus quem nos enviou. Tememos as pessoas que desacreditam no nosso chamado.

A resposta de Deus foi:

Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”. (Êxodo 3:14 NVI)

Eu sou o que sou significa que Deus não tem que prestar contas a ninguém. Ele sempre existiu, Ele é! E que ser enviado por Ele já dispensa qualquer justificativa.

Deus mesmo assume a responsabilidade a respeito do nosso chamado! Deus autentica nossa tarefa! Ele mesmo prova as pessoas que foi Ele quem nos enviou. Não precisamos ter essa preocupação! 

Mas Moisés ainda tinha outras desculpas...

3) MEDO DA REJEIÇÃO 

Moisés respondeu: “E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O Senhor não apareceu a você’?” (Êxodo 4:1 NVI)

Moisés tinha uma ferida em seu coração. Moisés tinha sido rejeitado pelo seu povo.

Há 40 anos atrás, Moisés defendeu um de seus das mãos de um egípcio rompendo com a corte do faraó. Ele esperava que o povo o reconhecesse como o libertador de Israel mas, ao contrário, ele foi humilhado, rejeitado e ao invés de se unirem a ele na missão, mandaram ele para o deserto.
E naquele momento Moisés temeu ser mais uma vez rejeitado pelos seus.

Não sei quais feridas você tem carregado em seu coração. Vc já se sentiu rejeitado?

Será que um dia vc recebeu o chamado de Deus e aqueles que vc esperava ajuda foram os que viraram as costas pra vc?

Será que um dia vc recebeu o chamado do Senhor, compartilhou com algumas pessoas e ouviu como resposta: Isso nunca vai acontecer?

 Às vezes as feridas que carregamos no coração nos faz não apenas ficarmos desacreditados nas pessoas. Nos faz desacreditarmos no poder de Deus para restaurar relacionamento, pra curar as feridas e para nos levar além.

Deus deu 3 sinais a Moisés para calar sua incredulidade: sua vara, quando lançada no chão tornou-se serpente; sua mão, quando colocada no peito, ficou leprosa; e se ele enchesse um balde de água do Nilo e derramasse na terra, ela se tornaria sangue. (V.2-9)

Perguntas: vc consegue fazer uma vara virar serpente? Fazer uma mão ficar leprosa? Fazer água virar sangue? Não? Quem consegue fazer isso? Deus! 
Só Ele consegue fazer isso? Sim!

Sabe o que Ele esta dizendo a Moisés com esses sinais? Que cabe a Deus e não a Moisés convencer ao povo de que ele tinha sido enviado por Deus!

E agora? Moisés seguiu e obedeceu ao chamado do Deus?

Não! Moisés tinha mais argumentos...


4) NÃO TENHO CAPACIDADE


Disse, porém, Moisés ao Senhor : “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!” (Êxodo 4:10 NVI)

Sabe o que ele estava dizendo pra Deus? "Deus, vc está chamando alguém para uma responsabilidade para a qual não o preparou"

A resposta de Deus foi suficiente p silenciar o argumento de qualquer pessoa que pense que seus defeitos físicos são limitações p Deus!

Disse-lhe o Senhor : “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor ? (Êxodo 4:11 NVI)

Que resposta de Deus!

Se Deus quisesse que Moisés fosse um grande orador! teria feito Moisés dessa forma. Nós recebemos de Deus as habilidades SUFICIENTES para realizarmos o que Ele quer de nós! Ele se responsabiliza por nossas habilidades e falta de habilidades tb!

Agora sim! Todo o problema de Moisés estava resolvido!

Moisés estava pronto para dizer sim ao chamado do Senhor...

Só que o problema era mais profundo...

5) "EU NÃO QUERO IR"

Finalmente Moisés revela completamente o seu coração a Deus,

Respondeu-lhe, porém, Moisés: “Ah, Senhor! Peço-te que envies outra pessoa”. (Êxodo 4:13 NVI)

A resposta de Moisés revela o que estava por trás de todas as desculpas que ele tinha dado até agora. Ele simplesmente não queria ir.

Ele não queria ter seu ninho perturbado.

Ele não queria se arriscar. Ele queria continuar levando a vidinha dele. Era mais confortável.

Ele tinha esposa, filhos. Tinhas seus afazeres, seu lar.

Tinha uma vidinha onde nada de novo acontece. Feijão com a arroz. É muito gostoso mas só isso todo dia enjoa.

Mas viver essa vidinha era mais seguro do que um futuro arriscado com grande custo pessoal.

E o medo de fracassar?

O melhor dessa história é que Deus prevaleceu!

Imagina o que Moisés perderia se Deus tivesse "se rendido" aos seus argumentos?

Moisés certamente depois ficou agradecido por Deus ter prevalecido!

Hoje a nação de Israel está agradecida por Deus ter prevalecido!

Nós estamos gratos por Deus ter prevalecido.

E satanás está furioso por Deus ter prevalecido!

Que Deus prevaleça sobre sua vida também.


















sábado, 8 de fevereiro de 2014

FAÇAM DISCÍPULOS

FAÇAM DISCÍPULOS 


Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,  ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:19, 20 NVI)

Nesse texto Jesus nos dá uma MISSÃO muito clara: Façam discípulos!

Infelizmente nos nossos dias, nos envolvemos em tantas coisas, nos ocupamos com o que não é tão importante e deixamos de lado a MISSÃO que Jesus nos confiou.

"O plano de Jesus não foi rejeitado, foi posto de lado. Foi transformado em algo digno de se recordar, pertence ao passado, que não tem sido levado a serio como norma de conduta para o presente"

"Certa vez o chefe do Corpo de Bombeiros disse a seus liderados:

Chefe: Bombeiros! Nossa missão é apagar incêndios e salvar vidas! Essas sao suas responsabilidades:

Roberto: preparar nossa comida
Marta: dirigir o caminhão 
Manuel: preparar as mangueiras

Vamos repassar: o que eu quero que vcs façam ?

Roberto: Cozinhar
Marta : Dirigir
Manuel: Consertar

Chefe: vcs estão todos enganados! Essas sao as responsabilidades de vcs! A missao de todos é, acima de tudo e sempre, apagar incêndios e salvar vidas"

Vc pode ter responsabilidades no Reino de Deus, na igreja!! Mas a sua missao, acima de tudo e sempre sera fazer discípulos para Jesus!

"Portanto, ide e fazei discípulos..." Mt 28:19-20

O QUE DEUS QUER REVELAR ATRAVÉS DE VOCÊ?

O QUE DEUS QUER REVELAR ATRAVÉS DE VOCÊ?



Deus lhe deu a bíblia para que vc pudesse conhecê-lo e juntar-se a Ele na missão. A bíblia é um livro sobre Deus mas 60% de suas historias são sobre pessoas. Deus decidiu se revelar a medida que se relaciona com as pessoas.

- Por meio de Abraão, Deus revelou- se como o Senhor, o Provedor Todo-Poderoso, que deseja abençoar todos os povos do mundo por intermédio de seu povo;

- Por meio de Moisés, Deus revelou-se como o grande EU SOU, cujo plano é mostrar Sua glória ao mundo por intermédio do Seu povo, que deve ser um reino de sacerdotes para todos os povos;

- Por meio de Davi, Deus revelou que Ele é quem governa todas as coisas;

- Por meio de Jesus, Deus revelou Seu amor e Seu propósito para reconciliar o mundo Consigo mesmo e enviar Seus discípulos como ministros da reconciliação;

- Por meio de Pedro, Deus demonstrou como o Espirito Santo capacitaria Seu povo para ser Sua testemunha a todos os povos;

- Por meio de Paulo, Deus revelou o mistério dos séculos em que Ele inclui todos os povos em Sua redenção e envia missionários para toda tribo, língua e nação;

- Por meio de João, Deus revelou que todas as nações, tribos, línguas, e povos irão adora-lo e glorifica-lo para sempre no céu.

E por meio de vc? O q Deus tem pra revelar?