sábado, 20 de setembro de 2014

POR QUE DEUS ESCOLHEU MARIA PARA TRAZER JESUS A ESSE MUNDO?




POR QUE DEUS ESCOLHEU MARIA PARA TRAZER JESUS A ESSE MUNDO?

Que características tinha Maria, que agradaram tanto a Deus a ponto dEle escolhê-la?

1) QUEM FOI MARIA?

a) Uma pecadora como todos nós:

Maria se reconhecia pecadora e chamou Deus de seu salvador (Lc 1:46-47). Ela ofereceu um sacrifício pelo pecado quando foi levar Jesus ao templo aos oito dias de vida (Lc 2:22-24 cf. Lv 12:6-8).

b) Teve outros filhos:

 1) Mt 1:25 – Contudo, não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus. 

A Bíblia Maria deu à luz o seu filho primogênito (Lc 2:7). Jesus não era o filho unigênito, mas primogênito, o primeiro de outros.

A Bíblia é clara em informar que ela teve outros filhos: Mt 13:54-56; Mc 6:3; Sl 69:8; Lc 2:7; Mt 1:24,25; At 1:14

Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?” (Mateus 13:55, 56 NVI)



2) QUE CARACTERÍSTICAS MARIA TINHA QUE AGRADAVAM TANTO A DEUS?

a) A GRAÇA DE DEUS

O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!” (Lucas 1:28 NVI)

Agraciada significa favorecida, que recebeu favor, que recebeu graça.

Aqui aprendemos que nossas virtudes não impressionam e nem são determinantes para Deus nos escolher ou nos chamar para Sua obra.

Essa escolha teve sua origem na graça de Deus e não em qualquer mérito dela. 

Deus não chama as pessoas porque elas são especiais, mas elas se tornam especiais porque Deus as chama. 

Maria tinha consciência disso.

Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”. (Lucas 1:30-33 NVI)

Na mensagem que o anjo trouxe ficou bem claro que o foco, o que era importante era Jesus. "Ele será grande, Ele reinará" e você será instrumento pra que isso aconteça.

b) DISPONÍVEL PARA A VONTADE DE DEUS

Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou. (Lucas 1:38 NVI)

Ela está pronta a obedecer e oferecer sua vida, seu ventre, sua alma, seus sonhos ao Senhor. Ela está disponível para Deus.

Ela está pronta a sofrer riscos, a mudar a sua agenda, a realinhar os seus sonhos e desistir dos seus em favor dos sonhos de Deus.

Ela está pronta a ser, não uma igual com Deus, mas uma serva. Isso era tudo. 

Diz ela: “que se cumpra em mim conforme a tua palavra” – É rendição total, sem condições, sem perguntas, sem pedidos de prova. 

Estava pronta para uma mudança radical de vida. De todos os úteros da terra o seu foi escolhido para ser o ninho do Filho de Deus feito homem.

Ela está disponível pra Deus. Custe o que custar.

Disponível significa desimpedido.

O problema que vejo é que não estamos totalmente disponíveis pra Deus

Temos vários impedimentos

Queremos cumprir a missão de Deus  do nosso jeito: Deus, me envia q quando eu chegar lá, eu me viro!

Deus disse a Paulo que ele estaria diante de reis e pregaria a eles....Paulo deu testemunho ao rei Agripa, a Felix, a César ....sabe como? Indo para a prisão!

Paulo com certeza jamais teria escolhido um caminho como esse

Na prisão, ele teve tempo de escrever cartas as igrejas que hoje são quase a metade do novo testamento


c) IMPORTANTE É O CARÁTER E NÃO A REPUTAÇÃO

O anjo falou APENAS com Maria. Seus familiares, os moradores de sua cidade não receberam a revelação do anjo.

Maria passou o resto da sua vida sob uma nuvem de suspeita por parte da família e dos vizinhos. Ao aparecer grávida na cidade de Nazaré estava exposta às mais severas censuras do povo.

Maria não tinha nenhuma garantia de que seu noivo José entenderia ou acreditaria em sua concepção miraculosa – 

Ela teve que enfrentar o homem que amava e dizer-lhe que estava grávida e José sabia que ele não era o pai. 

Maria estava disposta a sofrer desprezo e solidão. 

Maria correu o risco não só de ser abandonada pelo noivo, mas até ser apedrejada em público – Esse era o castigo para uma mulher adúltera. Ela já estava comprometida com José. 

 Ela, contudo, dispôs-se a pagar um alto preço para se submeter ao chamado de Deus. 

A obediência a Deus sempre tem um preço. 

 Sua reputação pode ser perdida em segundos, seu caráter não. 

Todas as vezes que damos importância maior à nossa reputação do que ao nosso caráter corremos o risco de desagradarmos a Deus. 

 Lembre-se que para muitos Jesus teve uma péssima reputação. Comilão, beberrão, blasfemo, pecador, amigo de publicanos e pecadores foram alguns dos títulos atribuídos a Ele (Mt. 11.19, Mt. 26.65). 

É preciso caráter para fazermos a vontade do Pai. O desejo de Deus é que tenhamos o mesmo caráter de Cristo, por isso estamos sendo feitos à imagem de seu Filho (Rm. 8.29). 

Fé, perseverança, coragem, disciplina, compaixão, e, principalmente, o amor, fazem parte do caráter de um cristão. 

Caráter precisa ser inegociável.


d) IMPORTA QUE ELE CRESÇA 


Ser mãe do Messias em vez de lhe trazer status, glória, honra traz-lhe solidão, perseguição, desterro. José e Maria não são donos da agenda. “… permanece lá até que eu te avise…” (Mt 2:13).

Li uma frase: “A boa mãe torna-se desnecessária”. 

Maria sentiu o peso de seu desprestígio,

Maria viu Jesus nascer. Maria viu Jesus morrer. E nada nela poderia impedir isso. 

Grande humilhação. Nisso residiu sua grandeza: saber-se cada vez menos importante diante de uma narrativa pessoal que não poderia ser impedida: a história de Jesus.

O dia era o mais triste da história da humanidade. O dia era o mais glorioso da história da humanidade. Dia de contrastes. Jesus morria. Jesus vencia. Humilhado, mas glorificado. Cercado de ódio por todos os lados. Transbordando de amor por todos os poros. 

Ao pé da cruz está Maria sofrendo ao ver seu filho morrendo. 

 Mas nesse momento, Maria aprende com Jesus a passar pelo sofrimento sem sofrer:

Jesus, o Cristo, passou por um sofrimento enorme e sem precedentes, desde que, antes da fundação do mundo, se esvaziou, assumindo a forma de servo (Fp 2.5-7), o que foi manifestado na cruz, por amor de nós (1Pe 1.18-20).

Jesus Cristo passou pelo sofrimento, mas, sem sofrer! Isto é, Jesus passou pelo sofrimento, mas, não conjugou o verbo sofrer.

Quando a gente conjuga o verbo sofrer, a gente passa a se definir pelo sofrimento, a gente passa a se definir a partir do sofrimento porque passou ou passa, carregando-o para sempre como uma carteira que se mostra quando se quer falar de si. 

A gente começa a ter pena da gente mesmo e ou nos esquecemos de Deus, ou culpamos a Deus.

Que lição maravilhosa e libertadora: a dor, a tristeza não precisa definir nossa identidade.

De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. (2 Coríntios 4:8, 9 NVI)


Jesus não negou as dificuldades da vida, nem iludiu os seus com promessas falsas e fantasiosas. Mas apontou um caminho. Apresentou seu Pai aos homens e os homens ao seu Pai. Autorizou todo mundo a buscar, usar e abusar de seu Pai.

Jesus disse a todos: Chamem pelo Abba, pelo paizinho. Ele os ouvirá. Falem com ele em meu nome. Batam na porta. Busquem. Peçam. Gritem. Importunem meu Pai, de dia e de noite. A porta se abrirá. Vocês acharão o meu Pai. Vocês receberão respostas. Serão recompensados pela sua busca, jamais ficarão sem galardão. Meu Pai é atento e cuidadoso. Meu Pai é bom. Meu Pai é amor. Não tenham medo dele. Não se escondam dele. Não fujam dele. Corram para os braços dele. Ele cuida de flores e passarinhos. Vai cuidar de vocês. Sigam os meus passos. Foi o que fiz. Fechem a porta do quarto e façam suas orações. Eu atravessei a vida de joelhos. E venci. Eu venci o mundo, eu venci o mal, eu venci a morte. E vocês também poderão vencer. Não desistam. Não tenham medo. Viver é perigoso. Mas a graça do meu Pai é muito maior que vida.

CONCLUSÃO

Assim, Deus quer nos levantar para trazermos Jesus ao mundo:

Pessoas...

Que entendam que são levantadas para a missão de Deus de refletir Jesus nessa terra é pura graça de Deus, não há méritos;

Disponíveis, desimpedidas para qualquer que seja o plano de Deus de a incluir em Sua missão;

Que se importam mais com seu caráter do que com sua reputação;

Que se esvaziam de si mesmas e tornam-se desnecessárias e não fundamentais para a obra de Deus entendendo que o fundamental será sempre Ele. Pessoas que diminuam, para que Ele cresça.

Que passam por sofrimentos sem conjugar o verbo sofrer, sem se tornar vítima de seu sofrimento, passam com a confiança de que tem um Pai celestial com quem podem se relacionar.

CUIDADO: SUA FORÇA PODE VIRAR SUA MAIOR FRAQUEZA




CUIDADO: SUA FORÇA PODE VIRAR SUA MAIOR FRAQUEZA

A verdadeira conversão dá segurança ao homem, mas não
lhe permite cessar de vigiar”. (C. H. Spurgeon)


Certo homem de Zorá, chamado Manoá, do clã da tribo de Dã, tinha mulher estéril. Certo dia o Anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: “Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho. Todavia, tenha cuidado, não beba vinho nem outra bebida fermentada e não coma nada impuro; e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus”. Então a mulher foi contar tudo ao seu marido: “Um homem de Deus veio falar comigo. Era como um anjo de Deus, de aparência impressionante. Não lhe perguntei de onde tinha vindo, e ele não me disse o seu nome, mas ele me assegurou: ‘Você engravidará e dará à luz um filho. Todavia, não beba vinho nem outra bebida fermentada, e não coma nada impuro, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus, desde o nascimento até o dia da sua morte’ ”. Então Manoá orou ao Senhor : “Senhor, eu te imploro que o homem de Deus que enviaste volte para nos instruir sobre o que fazer com o menino que vai nascer”. Deus ouviu a oração de Manoá, e o Anjo de Deus veio novamente falar com a mulher quando ela estava sentada no campo; Manoá, seu marido, não estava com ela. Mas ela foi correndo contar ao marido: “O homem que me apareceu outro dia está aqui!” Manoá levantou-se e seguiu a mulher. Quando se aproximou do homem, perguntou: “Foste tu que falaste com a minha mulher?” “Sim”, disse ele. “Quando as tuas palavras se cumprirem”, Manoá perguntou, “como devemos criar o menino? O que ele deverá fazer?” O Anjo do Senhor respondeu: “Sua mulher terá que seguir tudo o que eu ordenei a você. Ela não poderá comer nenhum produto da videira, nem vinho ou bebida fermentada, nem comer nada impuro. Terá que obedecer a tudo o que ordenei a você”. (Juízes 13:2-14 NVI)


QUEM FOI SANSÃO?

A história de Sansão está registrada nos capítulos 13 a 16 do livro dos Juízes. 
Ele era filho de Manoá, um homem de Zorá, sua mãe era estéril quando foi visitada por um anjo do Senhor. Ela foi avisada de que daria à luz um menino, que livraria o povo de Israel das mãos dos Filisteus. Sansão era um nazireu de Deus (Nm 6.1-21; Jz 13.5). 

Um homem consagrado antes mesmo do nascimento. Deus era com Sansão (13.24,25; 14.6; 15.14)

A história de Sansão se inicia de modo maravilhoso:

- veio de um milagre
-nasceu num lar estruturado
- pais tementes ao Senhor
- voto nazireu, consagrado p a obra de Deus desde o ventre da sua mãe 

O que era o Voto Nazireu?

No livro de Números, capítulo 6 a partir do 1º versículos encontramos a explicação:

“Diga o seguinte aos israelitas: Se um homem ou uma mulher fizer um voto especial, um voto de separação para o Senhor como nazireu, terá que se abster de vinho e de outras bebidas fermentadas e não poderá beber vinagre feito de vinho ou de outra bebida fermentada. Não poderá beber suco de uva nem comer uvas nem passas. Enquanto for nazireu, não poderá comer nada que venha da videira, nem mesmo as sementes ou as cascas. “Durante todo o período de seu voto de separação, nenhuma lâmina será usada em sua cabeça. Até que termine o período de sua separação para o Senhor ele estará consagrado e deixará crescer o cabelo de sua cabeça. Durante todo o período de sua separação para o Senhor, não poderá aproximar-se de um cadáver. Mesmo que o seu próprio pai ou mãe ou irmã ou irmão morra, ele não poderá tornar-se impuro por causa deles, pois traz sobre a cabeça o símbolo de sua separação para Deus. Durante todo o período de sua separação, estará consagrado ao Senhor. (Números 6:2-8 NVI)


A TRAJETÓRIA DE SANSÃO 

1) VENCIDO PELOS OLHOS

Sansão desceu a Timna e viu ali uma mulher do povo filisteu. Quando voltou para casa, disse a seu pai e a sua mãe: “Vi uma mulher filisteia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa”. (Juízes 14:1, 2 NVI)

Sansão viu uma mulher filistéia, os filisteus eram inimigos do seu povo e Sansão foi levantado por Deus para libertar seu povo das mãos dos filisteus, mas Sansão é vencido pelos seus olhos.

O que a bíblia diz sobre envolvimentos errados?

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor. (2 Timóteo 2:22 NVI)

Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois como está escrito: “Os dois serão uma só carne”. (1 Coríntios 6:16 NVI)

Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:14 NVI)

Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”. (1 Coríntios 15:33 NVI)

Sansão era escolhido de Deus, tinha aliança com Ele. Foi levantado por Deus para libertar Israel das mãos dos filisteus e o que que ele faz?

Deseja fazer aliança com uma filistéia!


2) DESPREZA OS SEUS PAIS

Sansão desceu a Timna e viu ali uma mulher do povo filisteu. Quando voltou para casa, disse a seu pai e a sua mãe: “Vi uma mulher filisteia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa”. Seu pai e sua mãe lhe perguntaram: “Será que não há mulher entre os seus parentes ou entre todo o seu povo? Você tem que ir aos filisteus incircuncisos para conseguir esposa?” Sansão, porém, disse ao pai: “Consiga-a para mim. É ela que me agrada”. (Juízes 14:1-3 NVI)

O que a bíblia diz sobre nossos pais?

“Os olhos de quem zomba do pai, e, zombando, nega obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes do abutre. (Provérbios 30:17 NVI)

Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor. 
Colossenses 3:20

Ouça, meu filho, a instrução de seu pai
e não despreze o ensino de sua mãe. 
Provérbios 1:8

Ouçam, meus filhos,
a instrução de um pai;
estejam atentos e obterão discernimento. 
Provérbios 4:1

A bíblia diz que um abismo chama outro abismo e com Sansão a história não foi diferente...

3) SANSÃO TOCA EM CADÁVER, QUEBRANDO SEU VOTO

Algum tempo depois, quando voltou para casar-se com ela, Sansão saiu do caminho para olhar o cadáver do leão, e nele havia um enxame de abelhas e mel. Tirou o mel com as mãos e o foi comendo pelo caminho. Quando voltou aos seus pais, repartiu com eles o mel, e eles também comeram. Mas não lhes contou que tinha tirado o mel do cadáver do leão. (Juízes 14:8, 9 NVI)

Tocou no cadáver, tornou-se impuro.

4) CASA-SE COM A FILISTÉIA E É TRAÍDO POR ELA


Seu casamento durou 7 dias!

Sansão propôs um enigma para o povo de sua esposa durante seu casamento, os 30 homens não conseguiam decifrar e pediram que a esposa de Sansão descobrisse e contasse ao povo.

Assim ela fez e sansão revelou no sétima dia de festa o enigma a sua esposa que por sua vez contou ao seu povo. Sansão foi envergonhado.

Seu pai desceu à casa da mulher, e Sansão deu ali uma festa, como era costume dos noivos. Quando ele chegou, trouxeram-lhe trinta rapazes para o acompanharem na festa.

Então o Espírito do Senhor apossou-se de Sansão. Ele desceu a Ascalom, matou trinta homens, pegou as suas roupas e as deu aos que tinham explicado o enigma. Depois, enfurecido, foi para a casa do seu pai. E a mulher de Sansão foi dada ao amigo que tinha sido o acompanhante dele no casamento. (Juízes 14:10, 11, 19, 20 NVI)

4) DISTORCENDO O PROPÓSITO DE DEUS

Deus deu toda força a Sansão para libertar o povo das mãos dos Filisteus e não para ser usada em seus propósitos pessoais

Sansão foi a casa de sua esposa, seu pai disse que a deu para seu amigo. 

A resposta de Sansão: 

Sansão lhes disse: “Desta vez ninguém poderá me culpar quando eu acertar as contas com os filisteus!” Então saiu, capturou trezentas raposas e as amarrou aos pares pela cauda. Depois prendeu uma tocha em cada par de caudas, acendeu as tochas e soltou as raposas no meio das plantações dos filisteus. Assim ele queimou os feixes, o cereal que iam colher e também as vinhas e os olivais. Os filisteus perguntaram: “Quem fez isso?” Responderam-lhes: “Foi Sansão, o genro do timnita, porque a sua mulher foi dada ao seu amigo”. Então os filisteus foram e queimaram a mulher e seu pai. Sansão lhes disse: “Já que fizeram isso, não sossegarei enquanto não me vingar de vocês”. Ele os atacou sem dó nem piedade e fez terrível matança. Depois desceu e ficou numa caverna da rocha de Etã. (Juízes 15:3-8 NVI)

5) MESMO QUANDO SOMOS INFIÉIS, DEUS PERMANECE FIEL

Sansão estava com muita sede e clamou ao Senhor : “Deste pela mão de teu servo esta grande vitória. Morrerei eu agora de sede para cair nas mãos dos incircuncisos?” Deus então abriu a rocha que há em Leí, e dela saiu água. Sansão bebeu, suas forças voltaram, e ele recobrou o ânimo. Por esse motivo essa fonte foi chamada En-Hacoré, e ainda lá está, em Leí. (Juízes 15:18, 19 NVI)

6) SANSÃO SE ENVOLVE COM PROSTITUTAS

Certa vez Sansão foi a Gaza, viu ali uma prostituta e passou a noite com ela. (Juízes 16:1 NVI)


7) SANSÃO QUEBRA SEU VOTO E O SENHOR SE RETIRA DELE

Depois dessas coisas, ele se apaixonou por uma mulher do vale de Soreque, chamada Dalila. Os líderes dos filisteus foram dizer a ela: “Veja se consegue induzi-lo a mostrar para você o segredo da sua grande força e como poderemos dominá-lo, para que o amarremos e o subjuguemos. Cada um de nós dará a você treze quilos de prata”. Disse, pois, Dalila a Sansão: “Conte-me, por favor, de onde vem a sua grande força e como você pode ser amarrado e subjugado”. Respondeu-lhe Sansão: “Se alguém me amarrar com sete tiras de couro ainda úmidas, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem”. Então os líderes dos filisteus trouxeram a ela sete tiras de couro ainda úmidas, e Dalila o amarrou com elas. Tendo homens escondidos no quarto, ela o chamou: “Sansão, os filisteus o estão atacando!
” Mas ele arrebentou as tiras de couro como se fossem um fio de estopa posto perto do fogo. Assim, não se descobriu de onde vinha a sua força. 
Disse Dalila a Sansão: “Você me fez de boba; mentiu para mim! Agora conte-me, por favor, como você pode ser amarrado”. Ele disse: “Se me amarrarem firmemente com cordas que nunca tenham sido usadas, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem”. Dalila o amarrou com cordas novas. Depois, tendo homens escondidos no quarto, ela o chamou: “Sansão, os filisteus o estão atacando!” Mas ele arrebentou as cordas de seus braços como se fossem uma linha. Disse Dalila a Sansão: “Até agora você me fez de boba e mentiu para mim. Diga-me como pode ser amarrado”. Ele respondeu: “Se você tecer num pano as sete tranças da minha cabeça e o prender com uma lançadeira, ficarei tão fraco quanto qualquer outro homem”. Assim, enquanto ele dormia, Dalila teceu as sete tranças da sua cabeça num pano e o prendeu com a lançadeira. Novamente ela o chamou: “Sansão, os filisteus o estão atacando!” Ele despertou do sono e arrancou a lançadeira e o tear, com os fios. Então ela lhe disse: “Como você pode dizer que me ama se não confia em mim? Esta é a terceira vez que você me fez de boba e não contou o segredo da sua grande força”. Importunando-o o tempo todo, ela o cansava dia após dia, ficando ele a ponto de morrer. Por isso ele lhe contou o segredo: “Jamais se passou navalha em minha cabeça”, disse ele, “pois sou nazireu, desde o ventre materno. Se fosse rapado o cabelo da minha cabeça, a minha força se afastaria de mim, e eu ficaria tão fraco quanto qualquer outro homem”. Quando Dalila viu que Sansão lhe tinha contado todo o segredo, enviou esta mensagem aos líderes dos filisteus: “Subam mais esta vez, pois ele me contou todo o segredo”. Os líderes dos filisteus voltaram a ela levando a prata. Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou. Então ela chamou: “Sansão, os filisteus o estão atacando!” Ele acordou do sono e pensou: “Sairei como antes e me livrarei”. Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado. Os filisteus o prenderam, furaram os seus olhos e o levaram para Gaza. Prenderam-no com algemas de bronze, e o puseram a girar um moinho na prisão. (Juízes 16:4-21 NVI)

O QUE PODEMOS APRENDER COM ESSA TRISTE TRAJETÓRIA?

A vida de Sansão ilustra que nem sempre um bom começo é a garantia de um bom fim. 

O poeta norte-americano Henry Wadswoeth Longgfellow disse que: “A arte de começar é algo formidável, porém mais formidável ainda é a arte de terminar”.

 Por esse motivo, Salomão escreveu: “Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio”(Ec 7.8). Sansão teve um começo brilhante, até porque o seu nome significa “ensolarado”, mas infelizemente ele terminou mau.

Sansão tinha tudo para dar certo:

Seu nascimento foi precedido pela visita do Anjo do Senhor. (13.3)
Seu nascimento foi o resultado de um milagre, pois sua mãe era estéril. (13.2)
Já no ventre foi consagrado ao Senhor, Ele seria um nazireu. (13.5)
Seus pais eram pessoas que levavam Deus a sério. (13.9) 
Sansão cresceu em um lar aonde Deus era adorado. (13.8)
Antes de nascer Deus revelou aos pais de Sansão qual seria a missão e o propósito em sua vida (13.5)  : “Libertar Israel das mãos dos filisteus”. Ele cresceu sabendo qual era o propósito de Deus para a sua vida.

O QUE DEU ERRADO COM SANSÃO?

I) ESCOLHEU ANDAR SOZINHO.

1.   Sansão não levou a sério Gn 2.18 onde o próprio Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só”.

2.    Em Ec 4.9 “É melhor ser dois do que um… o cordão de três dobras não se quebra com facilidade”. Precisamos de amigos espirituais em nossa caminhada.

3.      Jesus, sendo o Senhor, escolher andar com pessoas.

4.      Paulo, a maior referência cristã, escolheu andar com pessoas.

5.      Moisés tinha um conselheiro chamado Jétro (Ex 18.13-27).

6.      Davi tinha um mentor, chamado Natã, era um profeta que o confrontava. (2 Sm 12.1-15)

7.      Josué tinha Moisés.

8.      Daniel foi um dos homens mais íntegros da Biblia. Ele protegeu sua integridade praticando a “prestação de contas” para três amigos – Mizael, Ananias e Azarias (Dn 2.16-18). Você tem amigos, mentores ou líderes a quem você possa prestar contas?

9.      Quando um decide andar sozinho, alguma coisa não vai bem na sua alma.


O pastor Charles Swindow sempre faz sete perguntas para os seus liderados e a si mesmo:

Primeira: Você foi visto com alguma mulher/ homem em algum lugar na última semana, em situação que possa ter sido tida por suspeita?

Segunda: Você fez algum negócio que faltou integridade?

Terceira: Você se expôs a qualquer tipo de material de sexo?

Quarta: Você gastou tempo adequado em estudo da Bíblia e em oração?

Quinta: Você deu tempo à sua família tempo de prioridade?

Sexta: Você cumpriu os preceitos da sua vocação?

Sétima: Você acaba de mentir em algumas destas respostas?

O que nos leva ao isolamento?

(1)      A perda da simplicidade. Pessoas que complicam demais, que são críticas demais, que perdem a essência de uma vida simples;

(2)      A falta de investimento em relacionamentos. "se não me ligarem, eu não ligo para ninguém" . É preciso investir nas amizades, nós relacionamentos;

(3)       O excesso de auto-confiança. "Eu não preciso de ninguém"

(4).       A ingratidão. Nunca reconhece nada do que fazem por ele.

Homens de Deus que escolhem caminhar sozinhos, se tornam presas fáceis do diabo.

 
II) PERDEU A CAPACIDADE DE APRENDER

Ele era centrado em si mesmo, indisciplinado e arrogante, por isso não era ensinável.

1.      Ele não sabia ouvir. Logo no inicio seu pai procurou convencê-lo de um grave erro, casar-se com uma mulher de Timma, jugo desigual, mas ele “não sabia ouvir”.

2.      Ele não aprendeu com os próprios erros:

2.1) Errou em escolher uma mulher para se casar que não era do seu povo; 2.2) Errou quando passou no meio da vinha indo para Timma; 2) Errou quando tocou no leão morto; 2.3) Errou quando brincou de propor enigma na festa; 2.4) Errou em Gaza se deitando com uma prostituta; 2.5) No vale de Soreque ele se apaixona por Dalila, informante dos filisteus; 2.6) Seduzido por Dalila ele abre o coração e revela o seu segredo para os seus inimigos… Ele não aprende… 

3.      Sansão nunca admitiu o seu pecado nem se humilhou perante Deus.

4.      Não vemos em nenhum momento Sansão pedindo orientação de Deus para nada, toma decisões sozinho.

5.      Olhe para Sansão e veja um homem que não melhora, só piora. 


IV) NÃO PERCEBEU AS FRAQUEZAS DO SEU CARÁTER.

2.      Uma fraqueza de caráter não dominada hoje, será a causa de uma tragédia moral amanhã.

3.      Talento é dom, mas caráter é uma escolha.

4.      Sansão matou um leão sem nenhuma arma nas mãos; Matou 30 homens; Dominou trezentos chacais amarrou um no outro acendeu tochas e ateou fogo no campo dos filisteus; matou mil filisteus com uma queixada de jumento, removeu os portões de Gaza; mas não foi capaz de dominar a si mesmo.

Sansão não  tinha domínio próprio.  Quem mata leão, mil filisteus, mas não domina seu impulso sexual, prisioneiro de si mesmo caminhando para a morte.

Sansão era impulsivo. Ele não agia, ele reagia. Agia com base nas suas emoções. 

IV)   SANSÃO BRINCOU COM O PECADO.

O excesso de auto-confiança fez Sansão pensar que é possível brincar com o pecado sem perder o controle.

1.      Sansão brincou de se arriscar.

2.      Sansão brincou de se deixar amarrar e amarrado ficou.

3.      Foi brincando de se arriscar que Sansão perdeu sua conexão com Deus.

4.      Três verdades sobre o pecado: 

4.1) O pecado sempre o levará para mais longe do que você pode ir; 4.2) O pecado sempre o retém por mais tempo do que você gostaria; 4.3) O pecado sempre custa mais do que você está disposto a pagar.
 
O homem que era mais forte do que um leão, torna-se mais fraco do que uma criança. Aqueles que fugiam de Sansão, agora riem dele. 

Você acha mesmo que vale à pena jogar fora a vida que Deus para você?

 Sansão é um sinal de que não vale à pena brincar com o pecado.

Isso é o que faz rir aos demônios: um homem de Deus vivendo como um homem do mundo! 

CONCLUSÃO

Você quer ser fraco como Sansão ou fraco como Paulo?

A fraqueza de Sansão foi se achar auto-suficiente, acima do bem e do mal, aquele que consegue resolver tudo sozinho, o independente.

A fraqueza de Paulo foi daquele que precisa de ajuda, que precisa de pessoas de Deus por perto, aquele que sabe que não vence sem o Senhor, que sabe que precisa todos os dias se apresentar, reconhecer seus pecados.

Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte. (2 Coríntios 12:10 NVI)