sábado, 12 de dezembro de 2015

A IMPORTÂNCIA DOS AMIGOS DE VERDADE



A importância dos amigos de verdade.


“O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me reanimou, e não se envergonhou das minhas algemas.”
2 Timóteo 1:16
 

Mas quem foi Onesíforo?

Onesíforo era membro da igreja de Éfeso. Sua cidade era a capital da Ásia Menor, centro de idolatria e ocultismo. Esse homem converteu-se a Cristo com toda a sua família. Sua marca distintiva foi a misericórdia.

Em determinado momento da história, houve um grande incêndio criminoso em Roma, o imperador Nero atribuiu a culpa desse incêndio aos cristãos.

 Adivinha quem estava sendo caçado como o malfeitor? Paulo, o maior líder do cristianismo. Paulo então é preso e lançado numa masmorra imunda, onde os prisioneiros costumavam sair de lá leprosos ou para serem executados.

É nessa masmorra, nessa prisão que Paulo escreve sua última carta a seu filho na fé Timóteo.

E é nessa carta que ele fala com imensa gratidão sobre seu amigo Onesíforo.


Durante os 3 anos em que Paulo passou em Éfeso, as lutas e dificuldades enfrentadas por ele foram enormes, ele descreve em 2 Co 1:8 –

“Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida.”

As lutas foram tantas que eles chegaram a perder a esperança da própria vida...sabe quem esteve ao lado de Paulo trazendo com seu amor e amizade a esperança de volta? Onesíforo.

E Paulo na última carta de sua vida diz: “O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me reanimou”

Assim que soube que Paulo foi preso em Roma por causa do tal incêndio, sabe o que Onesíforo fez? Deixou sua cidade, seguiu viagem para Roma e rodou a cidade toda até achar seu amigo, mesmo que ser amigo de Paulo lhe custasse o desprestigio por Paulo ser visto como um malfeitor. 

Foi Onesíforo quem prestou toda assistência a Paulo no final de sua vida. Foi amigo, fiel até o fim.

Essa última prisão de Paulo foi a mais difícil pra ele pois Paulo precisou suportar além da injustiça, a solidão, o abandono, a ingratidão. Observe como todos a quem Paulo dedicou-se, viraram as costas pra ele:

2 Timóteo 4:9-14
“Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônia. Crescente, foi pra Galácia e Tito para a Dalmácia. Só Lucas está comigo(...) Alexandre, o ferreiro me causou muitos males (...) na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar, todos me abandonaram.”

Foi nesse contexto que a amizade de Onesíforo veio como um bálsamo. 

Enquanto todos da província da Ásia menor, deixaram Paulo para trás, recuaram, tiveram vergonha de Paulo. Onesíforo a despeito de quaisquer que fossem as consequências sabia que seu amigo precisava de suas consolações e foi abençoar seu amigo. Como Paulo mesmo disse, Onesíforo não se envergonhou de suas algemas.

A bíblia diz: 

"O olhar de amigo alegra ao coração." (Provérbios 15:30)

"Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. "(Provérbios 27:9)

Assim foi Onesíforo para Paulo.

Desejo que cada um de vocês tenha um amigo fiel e verdadeiro como Onesíforo.

Mas quero dizer que a fé salvadora em Cristo Jesus gera Onesíforo no nosso próprio coração.

 Por que a fé salvadora é aquela que nos ensina a perder, a sacrificar, a se entregar, a doar nosso tempo, a doar nossa própria vida pra que outra pessoa seja abençoada.

Equivocadamente pensamos que coisas como o fruto do Espírito seja algo só pra gente. 

Ah, eu quero o fruto do Espírito! 

" Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio"

Ah, como eu quero isso pra mim. Só que eu tenho uma notícia pra te dar: o fruto do Espírito nao é pra vc!

Paulo quando disse do fruto do Espírito, ele tava dizendo que você é uma árvore. E que a obra que o Espírito Santo faz na sua vida faz você produzir um fruto.

Você já viu alguma arvore comer seu próprio fruto?

Quando Deus faz uma obra na sua vida, você produz um fruto e esse fruto precisa ser perdido, precisa ser entregue, esse fruto é pra outra pessoa, é pra quem está a seu redor, não é pra você.

A fé salvadora promove Onesiforos dentro de nós.

Meu desejo é que a fé em Jesus te transforme num Onesíforo para alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário