quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

FÉ PARA ENTREGAR




Convidado por um dos fariseus para jantar, Jesus foi à casa dele e reclinou-se à mesa. (Lucas 7:36 NVI)

Na época de Jesus, quando o anfitrião convidava alguém para um banquete, um jantar, era de costume que o anfitrião lavasse os pés do seu convidado ou desse água para o convidado lavar os pés. Outro costume era receber seu convidado com um beijo.

Você pode perceber já de início que Simão quebrou o protocolo com Jesus...não o recebeu com beijo e nem lavou seus pés, sequer ofereceu água para seus pés serem lavados.

JESUS NÃO É RECEBIDO COMO DEVERIA SER RECEBIDO.



Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma pecadora, trouxe um frasco de alabastro com perfume (Lucas 7:37 NVI)

Existem duas probabilidades para essa história: 

1) ela possivelmente era uma prostituta e esse perfume, as prostitutas guardavam e colocavam em frascos menores e em seu colar para seduzir os homens da época,
Qdo essa mulher corre e pega o frasco todo, ela tem uma intenção, seu plano é: derramar sob os pés de Jesus. Ela pega aquilo que é seu trabalho, sua vida e planeja jogar aos pés de Jesus como quem diz: eu não quero mais essa vida que eu levava.

2) vaso de alabastro tb era na época guardado com um perfume bem caro que seria entregue ao noivo quando a mulher se casasse como parte de seu dote. Aquela mulher pega aquilo que ela deseja, que ela aguarda e lança sobre Jesus, Pq agora entende que ela encontrou em Jesus tudo o que ela deseja.

Mas o inesperado, o não planejado por ela aconteceu:

Ela chega diante do Mestre e começa a chorar...ela não esperava chorar...molhar Seus pés com suas lágrimas...tanto que não levou nada para enxugar. 

e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. (Lucas 7:38 NVI)

O que essa mulher faz era surpreendente principalmente para uma mulher do oriente: ela pega seus cabelos, e enxuga os pés de Jesus. TUDO QUE UM SERVO DEVERIA FAZER COM JESUS QUANDO ELE ENTROU, 
 ELA LAVOU COM SUAS LÁGRIMAS E ENXUGOU COM SEUS CABELOS.


Observe a reação que Simão teve diante daquela cena:

Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: “Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma pecadora”. (Lucas 7:39 NVI)

Simão em seu pensamento, consigo mesmo começa a questionar, duvidar de Jesus Pq Ele se permitiu ser tocado por uma pecadora.
O julgamento de Simão era com relação a Jesus, e não aquela mulher. Simão não estava preocupado com aquela mulher, mas não aceitava que Deus poderia se deixar ser tocado por impuros.

Os judeus, em especial os fariseus, eram assim..,o toque pra eles era muito importante. Eles falavam aos seus filhos: lave a mão antes de comer, não por higiene mas Pq vá que a criança tenha tocado em algum lugar que algum samaritano colocou a não? Sua mao estaria impura e a impureza entraria nele se ele comesse sem se lavar.

Lembra como Jesus foi criticado quando comeu sem lavar as mãos?

Jesus disse: o que contamina é o que sai e não o que entra da boca.

O toque era muito importante e Simão estava diante de Jesus, sendo tocado por uma pecadora, inaceitável. 

Só que Simão não sabia que Deus quando é tocado por um pecador não torna-se impuro, não se contamina mas ao contrário, purifica o pecador.

E Jesus dizia: vinde a mim! O Deus conosco veio para que os pecadores pudessem toca-lo.

Jesus, que sabe de todas as coisas, que conhece nosso coração e nossos pensamentos fala com Simão:

Então lhe disse Jesus: “Simão, tenho algo a dizer a você”. “Dize, Mestre”, disse ele. “Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta. Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais?” (Lucas 7:40-42 NVI)

Jesus, pela parábola, faz uma pergunta a Simão. Uma "armadilha" que Simão caiu. Jesus faz Simão responder com sua própria boca, com seu próprio raciocínio a resposta para a condenação de seu pensamento sobre aquela cena.

Simão respondeu: “Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior”. “Você julgou bem”, disse Jesus. (Lucas 7:43 NVI)

Simão iniciou o jantar quebrando o protocolo. Jesus também quebra o protocolo.
Imagine você ir a um jantar e falar: gente, mas essa comida não está boa! Essa coxinha está passada...imagine você falando das coisas da festa pro próprio anfitrião.

Jesus se volta para a mulher mas dirige suas palavras a Simão, que se julgou mais correto do que Deus:

Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: “Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos. (Lucas 7:44 NVI)
Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”. (Lucas 7:45-47 NVI)

Esse é o único momento no evangelho que Jesus fala que alguém o amou muito. Aquela mulher...

Jesus disse à mulher: “Sua fé a salvou; vá em paz”. (Lucas 7:50 NVI)


Fé - GRATIDÃO 

Beijou seus pés.

O beijo nos pés é sinal de humilde gratidão como a que é devida a quem salvou sua vida.

A atitude daquela mulher foi atitude de alguém que encontrou perdão, alguém que encontrou o sentido da sua vida.

Normalmente usamos nossa fé para chegarmos aos pés de Jesus e apresentarmos nossos pedidos...nossas necessidades...usamos nossa fé para pedir, para receber...aquele mulher não...usou sua fe para chegar aos pés de Jesus e entregar.

O que precisa ser entregue na sua vida?
É tempo de usar sua fé não para receber mas para entregar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário