quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

SEGUE-ME E EU TE FAREI




O CHAMADO DE PEDRO 

Pedro é um dos personagens bíblicos com que as pessoas mais se identificam. 

Pedro traz em sua trajetória uma humanidade muito grande, 


QUANDO DEUS QUER NOS CHAMAR...

1) AGE AO NOSSO REDOR MESMO QUANDO NÃO PERCEBEMOS

Jesus, antes de chamar Pedro para fazer parte do Seu plano, de Sua missão, começou a agir ao redor de Pedro.

Deus está sempre agindo ao nosso redor, mesmo quando não percebemos.

a) Jesus chama André, irmão de Pedro para seguí-lo

No dia seguinte, João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus!” Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: “O que vocês querem?” Eles disseram: “Rabi” (que significa “Mestre”), “onde estás hospedado?” Respondeu ele: “Venham e verão”. Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido Jesus. (João 1:35-40 NVI)

André, irmão de Pedro era um dos discípulos de João Batista. Quando viu Jesus, foi até Ele e perguntou onde Ele morava. Jesus o convidou para passar o dia com Ele.

Sempre que buscamos a Jesus, o convite dEle é para caminharmos com Ele. "Passar o dia" fala de caminhada, fala de relacionamento.

Após passar o dia com Jesus, André encontrou com seu irmão, Simão Pedro.

O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: “Achamos o Messias” (isto é, o Cristo). E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: “Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas” (que traduzido é “Pedro ”). (João 1:41, 42 NVI)

André fala para Pedro que encontrou o Messias, Aquele que era a esperança de Israel, o tão aguardado Salvador. E qual foi a resposta de Pedro? Pedro não respondeu nada. Pedro não perguntou quem era, Pedro não questionou o porque de seu irmão achar isso, Pedro nem perguntou onde André encontrou o Messias, Pedro simplesmente não se interessou, não creu, não quis se envolver.

Mas André levou Pedro até Jesus e assim que Jesus o viu, deu uma declaração bem inesperada. Declarou quem ele era primeiramente e depois quem ele viria a ser; Ele disse: você é Simão, mas será Cefas, que significava pedra.

Jesus naquele momento estava dando pistas da grande obra que realizaria na vida de Pedro. Jesus chamou Pedro de pedra, de firme, quando Pedro ainda era areia, escorregava nas mãos.

Jesus olha pra nós e vê aquilo que nós seremos, vê o que Ele fará conosco. 

Jesus é Aquele que chama carvão de diamante quando ele ainda é carvão.

Mas Pedro mais uma vez não reagiu...sua incredulidade falou mais alto.

b) Jesus vai a casa de Simão Pedro

Jesus saiu da sinagoga e foi à casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus que fizesse algo por ela. Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los. (Lucas 4:38, 39 NVI)

Jesus começou a agir agora na própria casa de Pedro. Jesus entra na casa dele e cura sua sogra mas Pedro ainda assim não se decide por seguir a Jesus.

Por vezes o mesmo ocorre conosco, começamos a presenciar livramentos, milagres de Deus, sinais de Deus agindo no nosso meio, na nossa casa, com nosso irmão mas não conseguimos nos entregar a Jesus. Não nós interessamos por Ele, não cremos nEle. Mas nem por isso, Ele desiste de nós.

Como disse John Stott em seu livro: "Por que sou cristão?":

"O fato de eu ser cristão não se deve em última análise à influência de meus pais e professores, nem à minha decisão pessoal por Cristo, mas ao “Cão de Caça do Céu”, ou seja, ao próprio Jesus Cristo, que me perseguiu incansavelmente, mesmo quando eu estava correndo dele a fim de seguir meu próprio caminho. Se não fosse pela perseguição graciosa do Cão de Caça do Céu, hoje eu estaria na lata de lixo das vidas desperdiçadas e descartadas."

Jesus continuou cercando Pedro por todos os lados.


c) Jesus vai até o barco de Pedro para falar à multidão 

Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e do barco ensinava o povo. (Lucas 5:1-3 NVI)

Jesus estava pregando a uma multidão, viu à beira do lago dois barcos, qual que Ele escolhe para entrar? O de Simão Pedro! Escolher o barco de Pedro não foi acidente. 

Propositalmente, Jesus sobre no marco de Pedro e começa a pregar a multidão. Pedro mesmo cansado depois de uma noite de pesca, teve que assistir a tudo.

Jesus entrou no "local de trabalho" de Pedro e começou a agir ali também. Jesus já tinha entrado na vida do irmão de Pedro, dos amigos de Pedro, já tinha entrado até na casa de Pedro e agora estava em seu trabalho. Na verdade tudo isso era plano de um convite que Jesus faria a Pedro.

No seu trabalho, na sua faculdade, no seu curso, na sua casa: o que Deus tem feito. Como Ele tem agido? Isso pode fazer parte de um convite que Ele fará a você!

QUANDO DEUS QUER NOS CHAMAR...

2) NOS SURPREENDE SE REVELANDO A NÓS

Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. (Lucas 5:4 NVI)

Quando Jesus acabou de pregar, deu uma ordem completamente inesperada a Pedro: que voltasse ao mar e lançasse novamente as redes para pesca.

Pedro já tinha pescado a noite toda, estava cansado e frustrado. Chegaria em casa sem nada. Pedro sabia muito bem que o "mar não estava pra peixe"

Com respeito, Pedro se dirigiu a Jesus como Mestre, mas colocando sua experiência como pescador.
Mas porque foi ele quem mandou, Pedro obedeceu.

Todo dia vc se depara com essa mesma escolha: ouvir ou não. Vc pode achar que sabe tudo no seu trabalho, mesmo que esse trabalho seja na igreja, pode se achar perito no que faz. Como Pedro vc pode ter trabalhado ou estar trabalhando duro em alguma coisa ou projeto e tudo o que conseguiu foi ficar desanimado.
Escolha ouvir a voz de Deus.

Qual foi a ultima coisa que Deus te pediu pra fazer?

No geral, como vc tem respondido a Deus?

O convite que Deus faz a vc para estar em missão com Ele te levará a uma crise na fé.

Pedro protestou, mas acatou. Lc 5:5

As vezes falamos: Deus, eu sempre fiz assim, eu sei como que faz. Sempre fiz isso e nunca deu certo, pq fazer de novo?

Pedro obedeceu e o resultado foi surpreendente!

Ef 3:20-21

É preciso fazer ajustes maiores na sua vida para juntar-se a Deus naquilo que Ele está fazendo.

Lc 5:8

Creio que Pedro disse isso pq nao creu em Jesus inicialmente. Jesus foi além em sua resposta: v. 11

Deus sempre se envolve na sua vida, no seu trabalho para envolver você na obra dele. 

Qual é o maior ajuste que Deus está pedindo que vc faça?

Você vê como o encontro com Jesus mudou a vida de Pedro através da reação dele. Ele poderia ter ido pra casa, contado a experiência para a esposa, vizinhos. Poderia talvez ter convidado Jesus para ser seu sócio na pesca.
Mas não existe fé sem obediência. Pedro deixou tudo e seguiu Jesus em sua missão.

Pra vc obedecer ao Senhor plenamente, vc teria que fazer o q?

Reparou que Jesus começou a chamar Simão de Pedro (pedra) quando nem de longe Pedro se parecia com uma. Pedro tava mais pra areia do que pra pedra.
Jesus deu a Pedro uma pista do seu chamado.

Observe a vida de Pedro pela perspectiva de Deus:

Pedro colocou Jesus em situações mto difíceis por causa de sua impulsividade:

Deus escolheu vc sabendo que vc nao é perfeito. Pedro é exemplo disso.

Por vezes Pedro era porta-voz de Deus, em seguida emprestava. Boca pro diabo.

Repreendeu o Filho de Deus. Era orgulhoso, arrogante.

Venha é eu te farei pescador de homens.

Essas palavras atingiram de forma certeira o coração daqueles rapazes. Gerou o sentimento de: qual o sentido da minha vida? 

Jesus não deu grandes explicações sobre sua proposta, não realizou milagres e nem fez um belíssimo discurso. Jesus incendiou o coração desses dois jovens porque em suas palavras disse: escolhi investir em vcs!

História do menino judeu..

Pedro e André não entendiam por que tinham sido atraídos nem as conseqüências de seus atos, mas não puderam mais ficar dentro do barco. Todo barco é pequeno demais quando se tem um grande sonho. 

Compare os dois chamados que Jesus fez a Pesro: Marcos 1:16-20 / Marcos 3:13-19

No primeiro, Jesus caminhava junto ao mar. No segundo, chamou de um monte.
O primeiro foi pra 4 discípulos. O segundo incluía os doze.
Na primeira vez eles deixaram as redes e seguiram.
Na segunda aceitaram pregar e expulsar demônios.

Jesus chamou PRIMEIRO para estar com Ele. O relacionamento íntimo com Ele seria a fonte de onde fluiriam seus ministérios para abençoar os outros.

Hoje Deus chama você para si para vc caminhar intimamente com ele. Sua missão pode ser em qualquer lugar. Talvez vc tenha q deixar sua ocupação, sua família.

O Senhor fez um pacto com Pedro.

Siga-me e eu te farei.

Prometo a vc Pedro, que vai ser melhor do que o que vc acabou de ver nessas redes. Jesus viu o dia em que Pedro lançaria sua rede com um sermão onde 3 mil pessoas seriam pescadas. Pedro ainda nao podia ver isso.

O que Deus tem em mente pra vc que vc ainda nao creu? Deus, sou um pecador, Deus minha fé é pequena. Não sei fazer o que as pessoas fazem. Pedro era assim. Mas Jesus fez uma promessa e essa promessa exigiu obediência.


Segue-me e eu te farei.









Nenhum comentário:

Postar um comentário