sábado, 8 de outubro de 2016

IRONIA DA VIDA



Ironia da vida

O que é ironia? Acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas

Situações irônicas acontecem na nossa vida.

Os soldados colocaram a coroa em Jesus e disse: salve o rei dos judeus. Só que Jesus de fato era o rei dos judeus. Irônico não?
 
Mateus 2:13-15 – Situação bem irônica

Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: "Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo".
Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito, onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho".

Irônico: o Salvador do mundo precisar ser salvo.

Mais irônico: o salvador precisa ser salvo e a salvação está no Egito: o lugar de onde Deus salvou seu povo.

Dessa Ironia nós vamos tirar 3 pontos que são importantíssimos nesse texto.

1) Orientação de Deus. Um anjo do Senhor apareceu a José e disse...

A gente já sabe o que representou a vinda de Jesus para a vida de Jose, mudando tudo aquilo que ele estava pensando, tudo aquilo que ele estava planejando.

Mais uma vez Deus  entra na história, fala com Jose e o orienta para que ele saia de Belém e vai para o Egito. 

São orientações que Deus dá para que Jose possa cumprir o papel de salvar o salvador, de se livrar de toda a artimanha que Herodes preparou.

Em que medidas nós, na nossa vida não enfrentamos situações difíceis como essa onde contamos exclusivamente com a orientação de Deus. Exemplo: o que quer fazer da vida...

Por isso eu quero falar hoje para aqueles que se sentem desorientados na vida e buscam uma orientação que seja mais forte do que a sua própria inteligência.

Diante de situações na vida a gente pode buscar saída a partir de nossas experiências, de nossa inteligência, de nossa capacidade de encontrar uma rota de fuga pra determinadas situações que representam fracassos, dor, derrota...

Nesses momentos aqueles que têm comunhão com Deus são desafiados a ouvirem a voz de Deus, a ouvir a orientação de Deus. 

E nem sempre a orientação de Deus correspondem com nossos projetos de vida. Nem sempre os comandos de Deus pra nossa vida correspondem com os planos que a gente faz pra nossa vida. 

Parece até irônico porque parece que quase sempre ele nos orienta por caminhos que são quase sempre contrários, opostos, estranhos aos caminhos que desenhamos.

Parece que as orientações de Deus são tão estranhas pra gente que quando a gente olha pra elas e não consegue ver sentido e a gente fala: deve ser outra voz, não deve ser deus.

E a pergunta é: por que as orientações de Deus são geralmente contrárias ao nosso planejamento? O que Ele quer com toda essa surpresa em nossa vida? O que Ele quer ensinar quando diante do nosso planejamento de vida, Ele nos dá orientações que não correspondem aos nossos planos, o que Ele quer ensinar com tudo isso?
 
Ele quer nos ensinar aquilo que a gente não aprende por natureza. Ele quer nos ensinar a sermos dirigidos.

Dirigir um automóvel não é apenas dirigir, é contar com o que está ao nosso redor que nós não conseguimos planejar. 

Nós conseguimos planejar nossa ida de um lugar para outro mas a gente não consegue planejar o que pode acontecer nesse caminho. A vida da gente é assim. A gente acha que tá conduzindo, a gente acha que está dirigindo mas existem contextos ao nosso redor que a gente sequer consegue imaginar.

E mesmo não sabendo o que pode acontecer eu te pergunto: por que você confia tanto na sua direção, na sua condução? Se de repente qualquer carro pode atravessar e te tirar do rumo.

Todas as vezes que Deus nos orienta de forma contrária aos nossos planos, ele está nos ensinando e nos dando a possibilidade de aceitar o desafio: “deixa eu te conduzir?”

Ovelha, deixa o pastor te conduzir, deixa o pastor te guiar.

“Isso deve ir não de acordo com teu entendimento, mas acima dele; mergulha na insensatez e dar-te-ei meu entendimento; não saber para onde vais é saber exatamente para onde vais. Meu entendimento torna-te insensato. Assim saiu Abraão de sua pátria sem saber para onde ir. Confiou em minha sabedoria e desistiu de sua própria, e encontrou o caminho certo e o destino certo. Eis o caminho da cruz: tu não o podes achar; eu tenho que guiar-te como a um cego. Por isso, nem tu, nem ser humano, nem criatura, mas eu, eu em pessoa te ensinarei através do meu Espírito e Palavra, o caminho que deves trilhar. Não a obra que tu escolhes, não o sofrimento que tu imaginas, mas sim o caminho que te é preparado contra a tua escolha, contra teu pensamento e desejo… A esse segue, a esse te chamo, nele sê discípulo; é tempo oportuno, teu mestre chegou”
LUTERO, in: "Os sete salmos de penitência", escrito em 1525. Weimarer Ausgabe 18, 489, 15-17.


Todas as vezes que Deus nos orienta através de sua Palavra, o que Deus está dizendo é: confia!

Mas isso parece absurdo, isso não faz sentido: confia!

Por que é tão difícil confiar em Deus? 
o que nos dá tanta desconfiança assim senão o medo de perder o controle?

Mas esse é um falso controle nós não temos o controle sobre nossa vida, não sabemos o que nos pode acontecer. Por que temos medo de perder algo que não temos? 

Por que temos o desejo de tomar o controle, dominar as coisas?

Você tem 3 inimigos: satanás, os amigos de jó e você querendo tomar o controle daquilo que está nas mãos de Deus.


José era alguém que tinha um sonho e de repente sua mulher fica grávida e ele tem que confiar em Deus! Aí ele vai pra belem, o menino nasce e quais são os planos dele? Voltar pra sua casa! Aí Deus aparece e diz, você não vai pra casa, você vai para o Egito!!!

E nós não vemos um José se descabelando e dizendo: não, eu não quero isso!!!


2) A Obediência de José

Sabe por que a gente peca? Porque a gente não acredita na soberania de Deus.

Todas as vezes que a gente peca o que nós colocamos em questionamento de cara a soberania de Deus. 

Toda nossa desobediência não é simplesmente uma birrinha, é uma confissão  sobre nossa desconfiança do domínio absoluto de Deus.

Obediência simples: Levi está sentado na coletoria de impostos, passa Jesus e diz: segue-me, o que que Levi faz? Levanta e segue. 

Que voz é essa que é capaz de fazer alguém sair de sua casa e ir para um lugar que ele nem sabe qual é senão a voz de Deus?

A atitude da nossa obediência é a maior de todas as confissões da nossa fé. 

É uma atitude de entrega, é quando Ele diz: vem e nós mergulhamos em seus braços.

Se você não tiver coragem de entregar toda sua vida para Deus, deixe-o toma-la.
 
3) O que significa ir para o egito?
 
O Egito estava tomado por judeus nessa época. Era um asilo para judeus que estavam fugindo para a palestina. O Egito dessa época não era aquele mesmo Egito que o povo judeus foi escravo. 

Mas aquele lugar trazia lembranças do que Deus viveu com seu povo naquele lugar.

"Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho.
Mas, quanto mais eu o chamava, mais eles se afastavam de mim
 
Oséias 11:1-2
 
Egito representava um lugar que num primeiro momento serviu para salvar israel e seus filhos mas também um lugar onde o povo foi oprimido e escravizado.
 
Não dá pra lembrar do egito e sem pensar em Moisés. 

E a história de Moisés é uma história irônica.
 
Pra que ele fosse salvo da morte, sua mãe o colocou num cesto num rio e a princesa do egito achou Moisés e começou a criar Moisés. 

Ele passa 40 anos aprendendo tudo, como um príncipe para tornar-se um governador do Egito. Até que um dia ele descobre que ele não é um egípcio e sim um hebreu. 

Então ele vê o que ele via todos os dias mas depois que ele descobriu quem ele era o que ele passou a ver que era comum, não era mais comum pra ele porque o mundo dele mudou.

 Então ele não consegue se controlar e acaba matando o egípcio e por causa disso é banido do egito, fica em Midiã cuidando das ovelhas do seu sogro e passa 40 anos ali. 

Nos primeiros 40 anos Moisés achava que era alguém, depois passa 40 anos como ninguém olhando para o que era pra ele ser e que ele não é.

De repende ele olha para uma sarça em chamas só que não era destruída. A primeira coisa que ele pensou quando olhou aquela sarça foi: isso  parece comigo. Essa é minha história. Eu tenho tudo para ser destruído e não sou.

Tirar as sandálias dos pés no deserto é aceitar a vulnerabilidade pois no deserto há escorpiões, é perigoso.
Deus se apresenta e diz que tem uma orientação: meu povo tá sofrendo lá no egito e eu quero que você volte lá para tirá-lo de la.
 
O que significava pra Moisés voltar para o egito? 

Significa lidar com todo seu passado, com todo histórico que ele fez de sua vida e que não deu certo. 

E ele teme voltar pro egito e tenta arrumar uma série de desculpas para não seguir a orientação de Deus até que Moises cede, vai para o egito e salva o povo de Deus. 

Depois disso, quanto tempo ele passa com o povo no deserto? Mais 40 anos. 40 anos como libertador do povo. Conduzindo o povo para Deus.
 
Moody: “'Moisés passou seus primeiros quarenta anos pensando que era alguém. Os segundos quarenta anos, passou aprendendo que era um ninguém! Os últimos quarenta anos ele os passou descobrindo o que DEUS pode fazer com um ninguém.”
 
Moises entendeu que valeria a pena abrir mão de ter o controle para ouvir a orientação de Deus.
José quando ouviu a orientação de Deus também desistiu de controlar sua própria vida.
 
Será que Deus é confiável? Será que Ele merece a sua confiança hoje?
 
Deus quer construir uma história na sua vida.
 
A história que ele constrói, sempre será uma história de salvação. E é muito provável que quem ele salve seja você de você mesmo.
 
O maior problema naquele navio tomado em direção contrária a vontade de Deus não era o navio, não era a tempestade, não eram os tripulantes mas era o profeta jonas era jonas que estava colocando em risco toda a tripulação. O maior problema de Jonas, era Jonas.

CHEGA DE VESTIR O QUE NÃO CABE





1 Samuel 17:38-40

Saul vestiu Davi com sua própria túnica, colocou-lhe uma armadura e lhe pôs um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado com aquilo. E disse a Saul: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado”. Então tirou tudo aquilo e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor, e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu. (1 Samuel 17:38-40 NVI)

Fernando Pessoa - Tapeçaria 

"Fiz de mim o que não soube
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O paletó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido."

O grande dilema da nossa vida é vestir máscaras, vestir roupas, sapatos ou até mesmo uma armadura que não nos pertence. 

De início pode parecer muito divertido, pode parecer engraçado tentar corresponder vestindo o sapato que não é nosso, e no final aquilo que pode parecer uma grande aventura pode ser o caminho para nossa destruição.

Quando eu vejo esse texto, eu penso no grande desafio que estava diante de Davi.

Obviamente quando vemos essa história, pensamos que o grande desafio trata-se de Golias. 

Mas se refletirmos mais cuidadosamente o maior desafio de Davi é como ele lida com as expectativas que são criadas em torno dele quando ele se dispõe, aceita a missão de lutar com aquele gigante.

Todos nós na nossa caminhada lidamos com grandes desafios. 

Davi nesse momento foi tomado por grande esperança, por grande certeza, uma coragem, por grande confiança diante daquele desafio mesmo sem ser um soldado. (Certeza do chamado). Mesmo nao sendo um guerreiro, um combatente.

Entretanto, o maior desafio dele não era aceitar lutar com Golias, nem vencer Golias. O maior desafio era como ele ia fazer esse trajeto.

Diante de todas as possibilidades apresentadas a Davi, diante de todas as propostas, que caminho ele seguiu?

O problema não é o gigante, mas como ele vai enfrentar esse gigante.

Quando Davi se propõe a lutar com esse gigante, ele vai lidar com um momento inesperado: Saul lhe concede sua armadura. Parece algo normal, nada espantoso.

Mas se vc souber que em 1 Samuel 10:23 que todos os homens de Israel chegavam apenas ao ombro de Saul e de que Davi era muito menor do que os homens de Israel, a coisa vai ganhar outra dimensão.

O rei Saul está dando a Davi uma armadura que não cabe dele, que não é pra ele.

O maior desafio de Davi nao vai ser se livrar do gigante, vai ser se livrar da armadura do rei Saul

O maior desafio pra nós não é enfrentar os gigantes na nossa caminhada. Mas das armaduras que não são nossa mas que nos são colocadas, nos são propostas como uma saída para enfrentarmos a vida, de defesa, de proteção contra os gigantes da nossa vida.

Exemplo de armaduras ( Pedro negando Jesus)

O que representa uma armadura como essa? As expectativas todas. Tem que seguir o caminho de todo mundo, tem que fazer o que todo mundo está fazendo, tem que se vestir, se encaixar com algo que não é pra você.

Quando a gente escolhe vestir uma armadura que não é nossa, o que acontece? Junto com a armadura vem todas as expectativas em torno dessa armadura.

Aposta todas as suas fichas num relacionamento, numa faculdade, numa amizade e vestir essa armadura.

A gente pode vestir uma armadura que não tem a ver com a gente, que não é pra nós e se aceitamos aquela armadura, nós despreocupamos sobre quem nós somos e vestimos uma identidade que não combinam com a nossa natureza, vestir uma armadura que não é nossa nos faz comer coisas, beber coisas, usar coisas que não são pra nós que não são da nossa natureza, mas para eu atender as expectativas, para eu me sentir aceito, para eu me sentir encaixado nessa armadura, então eu vou beber coisas, fazer coisas, realizar coisas que não são pra mim.

A gente espera corresponder a essas expectativas 

Minha pergunta é se essas expectativas são realmente as expectativas que devem ser correspondidas.

Será que ao aceitar os desafios da vida, não cedemos diante do desafio de ser quem não fomos criados para ser. 

Quando Davi vestiu a armadura e tentou andar, ele não conseguia.  Não dava pra Davi se mexer, não dava pra Davi andar pq a armadura não era dele. 

Mais que isso, aquela armadura não fazia parte daquilo que era da essência de Davi. Davi não era um guerreiro, Davi era um pastor, era ouras ferramentas, era outro jeito de viver, ele tem outra identidade.

Por isso minha pergunta é: quem você é? É com a resposta que damos a essa pergunta que nos permite avaliar se o que temos vestido está em concordância com quem nós somos,

Não importa os desafios da sua vida e tampouco suas limitações, é com quem você é que Deus vai utilizar.

Às vezes a gente acha que a gente precisa corresponder a algumas expectativas pra que a gente possa realizar coisas.

Todas as vezes que eu ou você resolvemos vestir uma armadura é que a gente quer vencer o gigante, do nosso jeito, com a nossa força.

O problema de uma armadura é que a gente pode tentar se tornar o que a armadura representa ...

É interessante como a gente lida mto mal com nossas limitações e por isso a gente lida mto mal com a opinião das pessoas.

 O que as pessoas pensam da gente, o que as pessoas pensam de nós. E boa parte quando vestimos uma armadura é por causa do medo do que os outros vão achar da gente, do que o outro vai pensar de nós. 

O medo de não corresponder as expectativas de Saul pode ser tão grande que pode fazer-nos ir até o gigante sem conseguir nem andar...no início pode parecer engraçado mas pode se tornar uma tragédia..

Davi tem consciência de que aquela armadura nao lhe pertence. Sabendo disso, ele resiste à primeira e grande tentação antes de enfrentar o gigante. Ele resistiu aquela armadura assumindo quem ele era, assumindo a sua identidade. 

Deus nao vai mostrar a sua gloria através de historias de outros que você tenta ser

Deus quer realizar sua gloria através da sua história e de quem você é.

É preciso rejeitar as armaduras que nos são propostas.

John Stott diz "todos nós somos muito mais sensíveis a opinião pública do que pensamos. E tendemos no entanto a dobrar-nos facilmente as pressões da opinião pública tal como palmeiras agitadas pelo vento"

A gente se curva como palmeiras ao vento diante da opinião pública mesmo que a gente diga: não, eu não me importo com o que os outros pensam de mim.

Mas no fundo o que mais a gente pensa é o que os outros pensam sobre nós e isso exerce um poder enorme sobre a nossa vida.

Olha o que Davi fez: então tirou tudo aquilo,..

Assumiu sua vida, assumiu suas escolhas, assumiu quem ele decidiu ser. 

Não teve vergonha de usar as armas que ele tinha, não usou o que não lhe pertencia, não usou recursos que não faziam parte da sua natureza.

Esse é o modelo de ação do povo de Deus diante de grandes desafios.

Ou realizamos confiando apenas nas expectativas divinas, ou nos curvando às expectativas dos homens.

O exemplo mais poderoso e mais forte e que justifica pq que as armaduras que nós são colocadas são tão nocivas 

Jesus. 

Do início ao fim do seu ministério ele lutou contra armaduras que seus discípulos e o povo queriam colocar sobre ele..

É mto interessante ver Mateus 16:13 aquele evento em que Jesus olha para os discípulos e pergunta: quem que o povo diz que eu sou?

Aí eles dizem: olha, uns dizem que você é profeta, outros dizem que você é Elias...outros que você é jeremias....ou seja, varias armaduras, varias expectativas...

Jesus sabe que é assim que o povo o encara...muita gente tinha uma armadura para colocar em Jesus.

Ele olha para o discípulo e diz: e vcs, quem vcs dizem que eu sou.

E Pedro diz: Tu é o Cristo, o Filho do Deus Vivo 

E Jesus diz: é verdade, Pedro...você diz uma grande verdade...

Entretanto é necessário que o filho de Deus seja rejeitado, seja martirizado, sofra, morra e ressuscite ao 3o dia...

Quando ele diz isso, o mesmo pedro que disse Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo diz o que?

Jesus, não é bom que você vá a Jerusalém, lá vão te matar...

Jesus sabia quem ele era, onde é como ele deveria concluir seu trajeto de vida...

Quando Pedro traz uma proposta diferente, Jesus diz: arreda Satanás, pq você ...cogita das coisas dos homens...

As armaduras não só das multidões mas inclusive dos 12, não cabia nele.

No caminho de Emaus ...aquele que viria nos salvar morreu...a expectativa sobre Jesus era tão diferente de quem Jesus realmente era que eles nem reconheceram Jesus...

As armaduras nos impedem de realizar a missão que Deus coloca na nossa vida.








POR QUE DEUS PERMITE?




Por que Deus permite que certas coisas aconteçam?
 
Se Deus é todo poderoso e todo amoroso, por que permite o sofrimento?
 
Ora, se Deus permite o sofrimento, então das duas uma: ou Ele não é todo poderoso e não consegue impedir algumas coisas de acontecerem. Ou Ele é todo poderoso, mas não é todo amoroso e por isso nos deixar sofrer.

Basta um sofrimento que vc nao consegue explicar. Diante de um contexto que você tem permanecido fiel a palavra de deus que esses pensamentos desse imaginário de um deus que parece não se importar...

Gênesis 22

O Deus da bíblia nao é um deus apenas de Gênesis 22. Se você olha e vê toda essa situação. Deus dizendo Abraão, toma seu único filho.

Vc pode olhar e dizer: esse deus é cruel. Esse Deus nao pode ser um Deus de amor, ser um Deus de misericórdia, um Deus de compaixão. Mas Deus nao é um Deus de apenas Gênesis 22.

E toda a representação que vc vai construir de Deus pode ser muito equivocada se você olhar para deus apenas por um capítulo ou por um acontecimento de sua vida.

Orquestra Sinfônica. Órgão o piano tocando apenas dois acordes mas quando todos os instrumentos começam a tocar, tudo faz sentido.

Assim é o Deus da Bíblia. Vc pode pegar um trechinho de uma passagem biblia e simplesmente analisar esse texto isoladamente, provavelmente o som vai ser estranho.

 Você pode olhar para momentos de sua vida, partes de sua história e achar que as coisas estão estranhas com relação a Deus.

Quero convidar vc a ouvir a sinfonia de Deus, ouvindo quem Ele é. 

Ouvir gênesis 22 nao só limitado a esse texto mas levando em consideração quem Ele é em toda a bíblia.

V. 1-2) ele vai colocar Abraão diante de uma PROVA. No texto o narrador vai enfatizar que era o filho de Abraão, o único filho. 

O que mais escandaliza nessa história não é Deus. E sim Abraão.

Pq q Abraão escandaliza a gente? Pq Abraão  poderia dizer: olha Deus ta louco. Esse nao é o deus que eu costumo falar faz tempo.

 1º pq Ele pede um sacrifício que não é de um cordeiro, ele pede um sacrifício de um ser humano e a gente sabe, basta ler Levitico 18:1-21 que a gente vai saber que Deus condena absolutamente o sacrifício de seres humanos inclusive de crianças.

Abraão poderia muito bem fazer uma reflexão e dizer: isso nao compete ao ser de Deus. Deus nao seria contra Ele mesmo.

2º) Abraão sabe que Deus lhe fez uma promessa de um filho e que suas descendência viria de Isaque.

Deus faz Abraão esperar tanto tempo pra finalmente ter Isaque e de repente Deus fala: agora eu quero que você sacrifique ele? 

Mas Deus, o Senhor fez uma promessa a mim por meio de Isaque, como posso sacrificar Isaque? Se eu sacrificar Isaque, sua palavra nao vai se cumprir e você será um Deus mentiroso!

O que escandaliza a gente é o fato de que todas essas questões não foram mais poderosas do que a convicção de que sabe-se lá como Deus iria cumprir a sua palavra.

Isso fica tão claro no v.4 

"Voltaremos" - a imagem de um Abraão que não sabe o que vai acontecer lá encima só sabe que a promessa de Deus vai se cumprir e que ele não pode voltar de lá sem Isaque. Ele sabe que de alguma forma ele vai voltar pra casa com Isaque.


Logo em seguida Abraão pega a lenha e coloca ela nos ombros de Isaque.

Isaque nao era frágil, uma criancinha. Tinha 13 anos. Forte o suficiente para carregar em suas costas a lenha possível para torrar ele mesmo.

O que que eu to querendo dizer? Que Isaque era forte o suficiente para resistir a Abraão.

Que Isaque poderia segurar as mãos do seu próprios pai. De que Isaque poderia ele mesmo ter rejeitado e fugido daquele lugar.

Mas os dois caminham juntos. Isaque percebe que tem todos os elementos para um sacrifício mas falta um cordeiro, pergunta ao pai e a resposta do pai nao é outra senão: Deus proverá.

Abraão não era um robô que não sentia a dor e a angústia daquela situação, 

O Abraão que crê na providência de Deus sobe o monte moria junto com seu filho sofrendo. Não dá pra passar por uma prova de deus sem sofrimento,.

Não dá pra imaginar a cena. Chega Abraão ao monte, Isaque já percebeu que ele é o sacrifício, o que espanta é que não é só Abraão que parece estar entregue a esse movimento de obediência a Deus, parece que Isaque também a ponto de permitir ser amarrado na lenha por seu próprio pai e o texto nao fala de nenhuma resistência.

O curioso é que depois de amarrado, Abraão levanta a faca pra matar seu filho. E ele estava disposto a fazer isso. E vem o anjo de Deus e diz: para!

O interessante é que a gente fala o tempo todo de sacrifício de Isaque , quando esse sacrifício não aconteceu. Não houve sacrifício. Isaque não foi sacrificado. Um cordeiro foi sacrificado em seu lugar. 

Pq Deus fez então o que Ele fez? "Agora sei que vc teme a Deus"

Quais a razões de Deus pra provar Abraão? Quais as razões de Deus ora provar Jó? Quais as razões de Deus proporção a vc?

Quais as razões que explicam o fato de Deus provar alguém?

Pq Ele permite que a gente passe por situações difíceis? 

A gente precisa ir além, ir a fundo no conhecimento de quem Deus é.


A gente pode analisar apenas os 4 acordes do piano, vai ficar esquisito. Mas ele sendo analisado junto com toda a orquestram fica tão lindo.

Vou convidar você então a juntar esse acorde de gênesis 22 com outros instrumentos e outros acordes que são os instrumentos da Cruz. 

Assim como Isaque carregou em seus ombros a lenha, Jesus carregou em seus ombros o madeiro.

Ea gente sabe que Jesus é Deus.

Deus que se fez homem.

Mas não se fez homem pq ele queria ser homem.

Ele se torna homem com um objetivo: trazer perdão ao homem.


A imagem que Jesus nos oferece de Deus é a imagem de um Deus humilhado.

É a imagem de um Deus que se submete à Cruz, que se submete aos xingamentos, às surras, as cuspidas na sua face. 

Jesus foi vestido com o cuspe dos romanos, foi flagelado, foi ridicularizado, foi colocado uma coroa de espinhos em sua cabeça. Foi crucificado do lado de dois bandidos e você ainda acha que Deus não se importa?

Queria que você se colocasse no lugar de Deus no dia em que Ele pede a Abraão para que sacrifique a Isaque. Vc lembra das palavras dele a Abraão? Abraão, por favor, toma seu filho, SEU ÚNICO FILHO.

Deus sabe o que é ter um único filho.

Todos nós somos filhos de Deus depois que aceitamos Jesus. Mas nenhum de nós é filho de Deus como Jesus é.

Jesus é da natureza de Deus pq Jesus é Deus.

Deus olha pra Jesus e diz: você é um dos nossos.

A redenção de Jesus é perfeita pq a gente olha pra Jesus e diz: você é um dos nossos.

Deus olha pra Jesus e diz: você é um dos nossos.

Nem a ONU conseguiria fazer uma mediação tão maravilhosa como essa.

A mediação de Deus ela é feita pq aquele que é o mediador é tanto homem quanto Deus, Ele não pode acusar nenhum dos dois lados e nem defender.

Então quando Deus olha pra Jesus Ele vê seu único filho.

Imagina Deus olhando para Isaque e vendo que Isaque nao segurou a mão do seu pai. Não tentou impedir seu pai. Mas Ele vê Isaque permitindo que seu pai o amarre e seja queimado naquele lugar como oferta de sacrifício a Deus.

Imagina Deus vendo tudo isso sabendo que um dia, o filho dele estaria também preso a um madeiro. Mas que não ia aparecer nenhum anjo pra dizer: PARA!!!

O único sacrifício humano que Deus permitiu e aceitou foi o sacrifício dEle mesmo naquela Cruz por amor a nós.

Você ainda acha que Deus não se importa?

Achamos que o sentido da vida é ser feliz! 

Achamos que vivemos para sermos felizes, esse é o propósito de viver...e então seguimos investindo todo nosso empenho em buscar pela felicidade...

nós envolvemos com várias coisas buscando prazer pra encontrar a tal felicidade que traz sentido a nossa vida 

e aí nos frustramos pq a vida tb é feita de frustrações, decepções...e diante dela achamos que nossa vida não faz mais o menor sentido já que não nos sentimos mais felizes. 

Só que o sentido da nossa vida, a razão da nossa existência não é sermos felizes. O sentido da nossa vida é o conhecimento de Deus. O propósito da nossa vida é conhecermos a Deus e quando O conhecemos aí sim encontramos com a felicidade! 

E quando vem o sofrimento não é o fim da linha pq como nosso propósito é conhecer a Deus, buscamos na dor essa oportunidade de conhecermos mais a Ele! 

 
 Romanos 8:35

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Quando você é vencedor, significa que todas essas coisas (a morte, a fome, a nudez, a perseguição, os sofrimentos), todas essas coisas foram vencidas e estão debaixo dos seus pés.

Mas a bíblia nao diz que você é vencedor, a bíblia diz que você é mais do que vencedor. Sabe o que é isso? Mais do que vencedor significa que essas coisas não estão somente derrotadas debaixo dos nossos pés. Significa que elas também estão ali nos servindo!

Meus traumas, minhas derrotas, minhas decepções estão me servindo porque Deus opera em todas elas para o meu bem!

Talvez tenha chegado a hora de você vencer o seu passado para seguir adiante.

E isso é extremamente difícil quando vivemos num contexto de restituição, quero de volta o que é meu...


Hoje, você vai se libertar do passado e vai experimentar nao a restituição, mas a ressurreição. 

O padrão da renovação de Deus nao é o padrão do retorno do mesmo. Tem coisas que não vão mais voltar na sua vida.

Olhe para Jesus ressurreto para entender o que Deus quer fazer com vc nessa tarde. 

Jesus reviveu, mas ele não é mais da mesma forma, tanto que seus discípulos nem conseguem o reconhecer. Mas ele é alguém que também carrega o que ficou do passado quando mostra suas marcas.

Pq a ressurreição nao apaga as marcas do que vivemos, não apaga da nossa memória o que vivemos, mas não há mais dor....restaram apenas as marcas para testificar que você passou pelo que passou e venceu.

Vou encerrar com uma história:


Certo dia, Thomas Edison chegou em casa com um bilhete para sua mãe.
Ele disse, "meu professor me deu este papel para entregar apenas a você ."
Os olhos da mãe lacrimejavam ao ler a carta e resolveu ler em voz alta para seu filho: "Seu filho é um gênio. Esta escola é muito pequena para ele e não tem suficiente professores ao seu nível para treiná-lo. Por favor, ensine-o você mesmo!!"

Depois de muitos anos, Edison veio a se tornar um dos maiores inventores do século. Após o falecimento de sua mãe, resolveu arrumar a casa quando viu um papel dobrado no canto de uma gaveta. Ele pegou e abriu. Para sua surpresa era a antiga carta que seu professor havia mandado a sua mãe porém o conteúdo era outro que sua mãe leu anos atrás.

"Seu filho é confuso e tem problemas mentais. Não vamos deixá-lo vir mais à escola!!"

Edison chorou durante horas e então escreveu em seu diário:"Thomas Edison era uma criança confusa mas graças a uma mãe heroína e dedicada, tornou-se o gênio do século."

Existem  certos momentos da vida onde é necessário mudar o "conteúdo da carta" 

SORRI PARA O FUTURO





Sorri para o futuro

“Então, das campinas de Moabe Moisés subiu ao monte Nebo, ao topo do Pisga, em frente de Jericó. Ali o Senhor lhe mostrou a terra toda: de Gileade a Dã, toda a região de Naftali, o território de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar ocidental, o Neguebe e toda a região que vai do vale de Jericó, a cidade das Palmeiras, até Zoar. E o Senhor lhe disse: “Esta é a terra que prometi sob juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó, quando lhes disse: Eu a darei a seus descendentes. Permiti que você a visse com os seus próprios olhos, mas você não atravessará o rio, não entrará nela”. Moisés, o servo do Senhor, morreu ali, em Moabe, como o Senhor dissera. Ele o sepultou em Moabe, no vale que fica diante de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe onde está localizado seu túmulo. Moisés tinha cento e vinte anos de idade quando morreu; todavia, nem os seus olhos nem o seu vigor tinham se enfraquecido.”
Deuteronômio 34:1-7 NVI

Nem os seus olhos, nem o seu vigor tinham se enfraquecido...

Vamos recapitular rapidamente sobre a história de Moisés?

A grande pergunta de hoje é: Qual é a sua missão? Até onde vc vai chegar? Até onde vc precisa ir na vida para dizer: combati o bom combate? Onde é este lugar?

De fato, Moisés queria demais entrar na terra prometida, atravessar o rio...mas será q era esse o lugar em q Moisés deveria mesmo chegar?

Pq Moisés resolve ir até o lugar onde Deus disse q ele chegaria, sabendo de antemão que ele não poderia desfrutar...de q ele levaria o povo até  a terra prometida mas não entraria nela ...?

O q fazer quando descobrimos q aquilo q está diante de nós, aquilo q nós desejamos, aquilo q nós queremos, nós não vamos alcançar?

O q me chama atenção nesse texto é q Moisés não perde o brilho no olhar, não perde seu vigor...Moisés ainda sorri para o futuro...e eu pergunto: Como?

Moisés poderia mto bem falar: bom, já q eu não vou desfrutar, eu não preciso mais lutar tanto...Moisés poderia ter ficado frustrado, sem sentido pra continuar...mas o texto nos constrange pq nos mostra um Moisés q mesmo sabendo q não vai atravessar o rio, consegue sorrir para o futuro!

Talvez esse seja nosso maior desafio...

Onde vc quer chegar...é uma pergunta mto importante pq ela não diz só sobre o lugar onde vc quer chegar mas diz tb sobre quem vc é...

Existem 3 maneiras pra vc responder a essa pergunta;

1) A primeira é aquela mais fácil e simples, é quando vc não consegue escolher e alguém escolhe por você...alguém chega e fala: vamos nessa direção e vc diz: Ah, ok...então ta ...talvez seja a maneira q desde pequeno a gente seja condicionado a seguir...escolheram pra mim...fizeram uma escolha em meu lugar...

2) eu vou escolher uma missão. Isso pode acontecer quando vc chega a conclusão de que não existe uma missão pra sua vida, de que não existe uma missão a ser cumprida...então vc vai escolher o lugar onde quer chegar não pq exista um lugar para vc chegar...é a tal da utopia...utopia é um negócio q ta lá na frente, q vc sabe q não existe mas q vc precisa daquilo ali na frente pra vc continuar fazendo o aqui e o agora...

3) o evangelho não oferece nem a passividade, nem a utopia...o q a Bíblia oferece chama-se esperança!

Onde vc vai chegar? Num lugar onde escolheram pra vc? Num lugar qualquer q vc escolheu pq não tem mesmo razão para viver? Ou vc vai chegar no lugar onde Deus tem pra cada um de nós. Deus tem um plano pra cada um de nós! 


É difícil falar de plano de Deus no contexto em q a gente vive pq existem coisas q acontecem na nossa caminhada q mudam completamente a rota da nossa vida!

Moisés aqui, está com 120 anos ouvindo de Deus que ele não entrará na terra prometida...

Mas vamos a uma breve retrospectiva...há 40 anos atrás, Moisés com 80 anos ...

Ele viu uma sarça q ardia em fogo mas não se consumia ...não se destruía ...aquilo chamou a atenção de Moisés pq era aquilo q tinha tudo pra não dar certo mas q estava dando certo...era aquilo q tinha tudo para ser destruído pq estava sendo queimado mas não estava sendo destruído! Era o próprio Moisés! Que tinha tudo pra dar errado, pra ser esquecido, morto, aniquilado mas ainda estava vivo. 

O q é isso q a despeito do fogo, das chamas, ainda se mantém de pé? 

É isso q faz com q Moisés se aproxime e escute Deus dizer: Eu sou o Deus de Abraão, Isaque e Jaco, tire as sandálias do pé pois a terra em q pisas é terra santa.

Tirar a sandália dos pés é vc ser vulnerável a pisar um solo q tem escorpiões, que pode ser perigoso...é vc se tornar vulnerável ...é vc tirar toda a sua resistência, é vc tirar tudo aquilo q resistiria a Deus, td q seria uma blindagem contra Deus...como andar sobre as águas sem um barco...

Deus diz: eu escutei o clamor do meu povo e vou liberta-los do Egito e vc vai fazer isso! 

Moisés responde: quem sou eu? 

O q q Moisés está querendo dizer com essa pergunta quem sou sou? Ele ta lembrando do seu histórico!

Há 40 anos atrás, Moisés tinha quantos anos? 40 anos! Onde Moisés estava? No Egito! Quem q ele era? Uma autoridade! Tava num contexto absurdamente diferente, estava num palácio, mas num determinado momento de sua vida ele descobre q está no lugar errado e que é a pessoa errada...q é um hebreu...não consegue lidar com isso, vê um egípcio maltratando um hebreu, mata o egípcio, é condenado a morte, caçado, tem q fugir, vai para o deserto, conhece Jetro q vira a ser seu sogro e vira um pastor de ovelhas...apenas isso....

Foram 40 anos onde toda a perspectiva de futuro dele era de ser um governante no Egito...

Tudo aquilo da noite pro dia foi transformado, modificado e tdo aquilo q ele tinha sonhado para o futuro agora já não fazia mais sentido...

Agora ele está num deserto cuidando de ovelhas e já fazem 40 anos q tudo isso aconteceu e ele não tem outra expectativa do futuro q não seja continuar cuidando de suas ovelhas ...é a única coisa q ele consegue imaginar na sua vida! 

Eu to querendo dizer hoje é q talvez haja algo mto maior q pode acontecer na sua vida do q aquilo q vc imagina pq existe algo chamado: vontade de Deus, missão, plano de Deus pra nós! 

Só que a gente só consegue fazer cálculos e previsões de futuro na nossa vida com base no nosso histórico.  E o histórico de Moisés não era favorável. 

Quando Deus diz: agora vc vai voltar pro Egito libertar o povo com o q q Moisés vai ter q lidar? Com o histórico dele! Ele vai ter q vencer o seu passado pra ele poder viver um novo futuro! 

Moody diz o seguinte: “Moisés gastou: 40 anos pensando que era alguém; 40 anos aprendendo que não era ninguém e 40 anos descobrindo o que Deus pode fazer com um NINGUÉM."

Talvez vc seja como Moisés...alguém q viu sonhos, planos, se frustraram...no meio do caminho aconteceu tanta coisa ...e o único futuro q vc acha q tem é esse q vc consegue imaginar...


É possível manter o brilho nos olhos e o vigor mesmo sabendo q o q vc queria não vai acontecer...

Jó:

Não foi o diabo q foi até Deus falar sobre Jó não ...Deus é q fala "observaste meu servo Jó? Homem íntegro, fiel..." 

Deus disse q Jó era integro e fiel ! Tem gente q ainda fica querendo encontrar um erro em Jó! Foi Deus quem disse q ele era integro, fiel, q se desviava do mal...mas isso não foi suficiente para impedir Jó de passar por provação....

Jó perdeu seus bens, seus filhos, sua riqueza, sua própria saúde...

Mas a maior provação de Jó, não é Deus, a maior provação de Jó, é ele mesmo...Jó acreditava equivocadamente assim: se eu estou fazendo as coisas direitinho, só coisas boas vão acontecer comigo ...se eu fizer coisas erradas, aí vou passar coisas ruins...

Que crise pra Jó...pq sendo eu íntegro to passando por isso tudo? 

E Jó começa a questionar a Deus, pq ele está se sentindo injustiçado por Deus...até q Deus aparece no meio de uma tempestade ...e começa a fazer um monte de perguntas pra Jó..."vc tava aqui quando eu fiz o crocodilo?" 

Como assim gente? O q q a gente espera quando Deus aparece a alguém q está sofrendo tanto como Jó? Que Deus venha e fale: "oh, meu bebezinho, vc ta sofrendo né...Tadinho...deixa eu pegar vc no colo, deixa eu cuidar de vc..."

É isso q a gente esperaria mas o q Deus faz é outra coisa...Deus começa a fazer um monte de perguntas a Jó...Deus não dá nenhuma resposta...Jó, quantas estrelas tem no céu? Quantas areias tem no mar? Uma bateria de perguntas q Jó só pode responder: não sei, não sei, não sei...

Sabe o q Deus estava querendo dizer a Jó? Pegue todas aquelas perguntas sobre a sua provação e junte a essas perguntas...vc não vai ter resposta pra tudo...e vc nem precisará das respostas ...vc só precisa crer q o seu redentor vive...e foi nessa hora q o redentor de Jó apareceu...e Jó pôde sorrir para o futuro...

Pq Moisés manteve o brilho nos olhos? Pq Moisés sorriu para o futuro mesmo sabendo q não entraria na terra prometida? 

Mateus 17:1-3

"Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,
2 E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.
3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele."

E aí eu pergunto de novo: Pq Moisés manteve o brilho nos olhos? Pq Moisés sorriu para o futuro mesmo sabendo q não entraria na terra prometida? 

Pq a terra prometida a Moisés não era um local...a terra prometida de Moisés era andar com Deus...ter a experiência de ser visto por Deus face a face! 


“Isso deve ir não de acordo com teu entendimento, mas acima dele; mergulha na insensatez e dar-te-ei meu entendimento; não saber para onde vais é saber exatamente para onde vais. Meu entendimento torna-te insensato. Assim saiu Abraão de sua pátria sem saber para onde ir. Confiou em minha sabedoria e desistiu de sua própria, e encontrou o caminho certo e o destino certo. Eis o caminho da cruz: tu não o podes achar; eu tenho que guiar-te como a um cego; por isso nem tu, nenhum ser humano, nenhuma criatura, mas eu, eu em pessoa te ensinarei, através de meu Espírito e Palavra, o caminho que deves trilhar.

Não a obra que tu escolhes, não o sofrimento que tu imaginas, mas sim o caminho que te é preparado contra tua escolha, contra teu pensamento e desejo - a esse segue, a esse te chamo, nele sê discípulo; é tempo oportuno, teu Mestre chegou”. (Lutero).






Camila Miguel