sábado, 8 de outubro de 2016

POR QUE DEUS PERMITE?




Por que Deus permite que certas coisas aconteçam?
 
Se Deus é todo poderoso e todo amoroso, por que permite o sofrimento?
 
Ora, se Deus permite o sofrimento, então das duas uma: ou Ele não é todo poderoso e não consegue impedir algumas coisas de acontecerem. Ou Ele é todo poderoso, mas não é todo amoroso e por isso nos deixar sofrer.

Basta um sofrimento que vc nao consegue explicar. Diante de um contexto que você tem permanecido fiel a palavra de deus que esses pensamentos desse imaginário de um deus que parece não se importar...

Gênesis 22

O Deus da bíblia nao é um deus apenas de Gênesis 22. Se você olha e vê toda essa situação. Deus dizendo Abraão, toma seu único filho.

Vc pode olhar e dizer: esse deus é cruel. Esse Deus nao pode ser um Deus de amor, ser um Deus de misericórdia, um Deus de compaixão. Mas Deus nao é um Deus de apenas Gênesis 22.

E toda a representação que vc vai construir de Deus pode ser muito equivocada se você olhar para deus apenas por um capítulo ou por um acontecimento de sua vida.

Orquestra Sinfônica. Órgão o piano tocando apenas dois acordes mas quando todos os instrumentos começam a tocar, tudo faz sentido.

Assim é o Deus da Bíblia. Vc pode pegar um trechinho de uma passagem biblia e simplesmente analisar esse texto isoladamente, provavelmente o som vai ser estranho.

 Você pode olhar para momentos de sua vida, partes de sua história e achar que as coisas estão estranhas com relação a Deus.

Quero convidar vc a ouvir a sinfonia de Deus, ouvindo quem Ele é. 

Ouvir gênesis 22 nao só limitado a esse texto mas levando em consideração quem Ele é em toda a bíblia.

V. 1-2) ele vai colocar Abraão diante de uma PROVA. No texto o narrador vai enfatizar que era o filho de Abraão, o único filho. 

O que mais escandaliza nessa história não é Deus. E sim Abraão.

Pq q Abraão escandaliza a gente? Pq Abraão  poderia dizer: olha Deus ta louco. Esse nao é o deus que eu costumo falar faz tempo.

 1º pq Ele pede um sacrifício que não é de um cordeiro, ele pede um sacrifício de um ser humano e a gente sabe, basta ler Levitico 18:1-21 que a gente vai saber que Deus condena absolutamente o sacrifício de seres humanos inclusive de crianças.

Abraão poderia muito bem fazer uma reflexão e dizer: isso nao compete ao ser de Deus. Deus nao seria contra Ele mesmo.

2º) Abraão sabe que Deus lhe fez uma promessa de um filho e que suas descendência viria de Isaque.

Deus faz Abraão esperar tanto tempo pra finalmente ter Isaque e de repente Deus fala: agora eu quero que você sacrifique ele? 

Mas Deus, o Senhor fez uma promessa a mim por meio de Isaque, como posso sacrificar Isaque? Se eu sacrificar Isaque, sua palavra nao vai se cumprir e você será um Deus mentiroso!

O que escandaliza a gente é o fato de que todas essas questões não foram mais poderosas do que a convicção de que sabe-se lá como Deus iria cumprir a sua palavra.

Isso fica tão claro no v.4 

"Voltaremos" - a imagem de um Abraão que não sabe o que vai acontecer lá encima só sabe que a promessa de Deus vai se cumprir e que ele não pode voltar de lá sem Isaque. Ele sabe que de alguma forma ele vai voltar pra casa com Isaque.


Logo em seguida Abraão pega a lenha e coloca ela nos ombros de Isaque.

Isaque nao era frágil, uma criancinha. Tinha 13 anos. Forte o suficiente para carregar em suas costas a lenha possível para torrar ele mesmo.

O que que eu to querendo dizer? Que Isaque era forte o suficiente para resistir a Abraão.

Que Isaque poderia segurar as mãos do seu próprios pai. De que Isaque poderia ele mesmo ter rejeitado e fugido daquele lugar.

Mas os dois caminham juntos. Isaque percebe que tem todos os elementos para um sacrifício mas falta um cordeiro, pergunta ao pai e a resposta do pai nao é outra senão: Deus proverá.

Abraão não era um robô que não sentia a dor e a angústia daquela situação, 

O Abraão que crê na providência de Deus sobe o monte moria junto com seu filho sofrendo. Não dá pra passar por uma prova de deus sem sofrimento,.

Não dá pra imaginar a cena. Chega Abraão ao monte, Isaque já percebeu que ele é o sacrifício, o que espanta é que não é só Abraão que parece estar entregue a esse movimento de obediência a Deus, parece que Isaque também a ponto de permitir ser amarrado na lenha por seu próprio pai e o texto nao fala de nenhuma resistência.

O curioso é que depois de amarrado, Abraão levanta a faca pra matar seu filho. E ele estava disposto a fazer isso. E vem o anjo de Deus e diz: para!

O interessante é que a gente fala o tempo todo de sacrifício de Isaque , quando esse sacrifício não aconteceu. Não houve sacrifício. Isaque não foi sacrificado. Um cordeiro foi sacrificado em seu lugar. 

Pq Deus fez então o que Ele fez? "Agora sei que vc teme a Deus"

Quais a razões de Deus pra provar Abraão? Quais as razões de Deus ora provar Jó? Quais as razões de Deus proporção a vc?

Quais as razões que explicam o fato de Deus provar alguém?

Pq Ele permite que a gente passe por situações difíceis? 

A gente precisa ir além, ir a fundo no conhecimento de quem Deus é.


A gente pode analisar apenas os 4 acordes do piano, vai ficar esquisito. Mas ele sendo analisado junto com toda a orquestram fica tão lindo.

Vou convidar você então a juntar esse acorde de gênesis 22 com outros instrumentos e outros acordes que são os instrumentos da Cruz. 

Assim como Isaque carregou em seus ombros a lenha, Jesus carregou em seus ombros o madeiro.

Ea gente sabe que Jesus é Deus.

Deus que se fez homem.

Mas não se fez homem pq ele queria ser homem.

Ele se torna homem com um objetivo: trazer perdão ao homem.


A imagem que Jesus nos oferece de Deus é a imagem de um Deus humilhado.

É a imagem de um Deus que se submete à Cruz, que se submete aos xingamentos, às surras, as cuspidas na sua face. 

Jesus foi vestido com o cuspe dos romanos, foi flagelado, foi ridicularizado, foi colocado uma coroa de espinhos em sua cabeça. Foi crucificado do lado de dois bandidos e você ainda acha que Deus não se importa?

Queria que você se colocasse no lugar de Deus no dia em que Ele pede a Abraão para que sacrifique a Isaque. Vc lembra das palavras dele a Abraão? Abraão, por favor, toma seu filho, SEU ÚNICO FILHO.

Deus sabe o que é ter um único filho.

Todos nós somos filhos de Deus depois que aceitamos Jesus. Mas nenhum de nós é filho de Deus como Jesus é.

Jesus é da natureza de Deus pq Jesus é Deus.

Deus olha pra Jesus e diz: você é um dos nossos.

A redenção de Jesus é perfeita pq a gente olha pra Jesus e diz: você é um dos nossos.

Deus olha pra Jesus e diz: você é um dos nossos.

Nem a ONU conseguiria fazer uma mediação tão maravilhosa como essa.

A mediação de Deus ela é feita pq aquele que é o mediador é tanto homem quanto Deus, Ele não pode acusar nenhum dos dois lados e nem defender.

Então quando Deus olha pra Jesus Ele vê seu único filho.

Imagina Deus olhando para Isaque e vendo que Isaque nao segurou a mão do seu pai. Não tentou impedir seu pai. Mas Ele vê Isaque permitindo que seu pai o amarre e seja queimado naquele lugar como oferta de sacrifício a Deus.

Imagina Deus vendo tudo isso sabendo que um dia, o filho dele estaria também preso a um madeiro. Mas que não ia aparecer nenhum anjo pra dizer: PARA!!!

O único sacrifício humano que Deus permitiu e aceitou foi o sacrifício dEle mesmo naquela Cruz por amor a nós.

Você ainda acha que Deus não se importa?

Achamos que o sentido da vida é ser feliz! 

Achamos que vivemos para sermos felizes, esse é o propósito de viver...e então seguimos investindo todo nosso empenho em buscar pela felicidade...

nós envolvemos com várias coisas buscando prazer pra encontrar a tal felicidade que traz sentido a nossa vida 

e aí nos frustramos pq a vida tb é feita de frustrações, decepções...e diante dela achamos que nossa vida não faz mais o menor sentido já que não nos sentimos mais felizes. 

Só que o sentido da nossa vida, a razão da nossa existência não é sermos felizes. O sentido da nossa vida é o conhecimento de Deus. O propósito da nossa vida é conhecermos a Deus e quando O conhecemos aí sim encontramos com a felicidade! 

E quando vem o sofrimento não é o fim da linha pq como nosso propósito é conhecer a Deus, buscamos na dor essa oportunidade de conhecermos mais a Ele! 

 
 Romanos 8:35

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
36 Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro".
37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Quando você é vencedor, significa que todas essas coisas (a morte, a fome, a nudez, a perseguição, os sofrimentos), todas essas coisas foram vencidas e estão debaixo dos seus pés.

Mas a bíblia nao diz que você é vencedor, a bíblia diz que você é mais do que vencedor. Sabe o que é isso? Mais do que vencedor significa que essas coisas não estão somente derrotadas debaixo dos nossos pés. Significa que elas também estão ali nos servindo!

Meus traumas, minhas derrotas, minhas decepções estão me servindo porque Deus opera em todas elas para o meu bem!

Talvez tenha chegado a hora de você vencer o seu passado para seguir adiante.

E isso é extremamente difícil quando vivemos num contexto de restituição, quero de volta o que é meu...


Hoje, você vai se libertar do passado e vai experimentar nao a restituição, mas a ressurreição. 

O padrão da renovação de Deus nao é o padrão do retorno do mesmo. Tem coisas que não vão mais voltar na sua vida.

Olhe para Jesus ressurreto para entender o que Deus quer fazer com vc nessa tarde. 

Jesus reviveu, mas ele não é mais da mesma forma, tanto que seus discípulos nem conseguem o reconhecer. Mas ele é alguém que também carrega o que ficou do passado quando mostra suas marcas.

Pq a ressurreição nao apaga as marcas do que vivemos, não apaga da nossa memória o que vivemos, mas não há mais dor....restaram apenas as marcas para testificar que você passou pelo que passou e venceu.

Vou encerrar com uma história:


Certo dia, Thomas Edison chegou em casa com um bilhete para sua mãe.
Ele disse, "meu professor me deu este papel para entregar apenas a você ."
Os olhos da mãe lacrimejavam ao ler a carta e resolveu ler em voz alta para seu filho: "Seu filho é um gênio. Esta escola é muito pequena para ele e não tem suficiente professores ao seu nível para treiná-lo. Por favor, ensine-o você mesmo!!"

Depois de muitos anos, Edison veio a se tornar um dos maiores inventores do século. Após o falecimento de sua mãe, resolveu arrumar a casa quando viu um papel dobrado no canto de uma gaveta. Ele pegou e abriu. Para sua surpresa era a antiga carta que seu professor havia mandado a sua mãe porém o conteúdo era outro que sua mãe leu anos atrás.

"Seu filho é confuso e tem problemas mentais. Não vamos deixá-lo vir mais à escola!!"

Edison chorou durante horas e então escreveu em seu diário:"Thomas Edison era uma criança confusa mas graças a uma mãe heroína e dedicada, tornou-se o gênio do século."

Existem  certos momentos da vida onde é necessário mudar o "conteúdo da carta" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário