Ironia da vida
O que é ironia? Acontecimento ou resultado totalmente diferente do que eram as expectativas
Situações irônicas acontecem na nossa vida.
Os soldados colocaram a coroa em Jesus e disse: salve o rei dos judeus. Só que Jesus de fato era o rei dos judeus. Irônico não?
Mateus 2:13-15 – Situação bem irônica
Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: "Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo".
Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe durante a noite, e partiu para o Egito, onde ficou até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu filho".
Irônico: o Salvador do mundo precisar ser salvo.
Mais irônico: o salvador precisa ser salvo e a salvação está no Egito: o lugar de onde Deus salvou seu povo.
Dessa Ironia nós vamos tirar 3 pontos que são importantíssimos nesse texto.
1) Orientação de Deus. Um anjo do Senhor apareceu a José e disse...
A gente já sabe o que representou a vinda de Jesus para a vida de Jose, mudando tudo aquilo que ele estava pensando, tudo aquilo que ele estava planejando.
Mais uma vez Deus entra na história, fala com Jose e o orienta para que ele saia de Belém e vai para o Egito.
São orientações que Deus dá para que Jose possa cumprir o papel de salvar o salvador, de se livrar de toda a artimanha que Herodes preparou.
Em que medidas nós, na nossa vida não enfrentamos situações difíceis como essa onde contamos exclusivamente com a orientação de Deus. Exemplo: o que quer fazer da vida...
Por isso eu quero falar hoje para aqueles que se sentem desorientados na vida e buscam uma orientação que seja mais forte do que a sua própria inteligência.
Diante de situações na vida a gente pode buscar saída a partir de nossas experiências, de nossa inteligência, de nossa capacidade de encontrar uma rota de fuga pra determinadas situações que representam fracassos, dor, derrota...
Nesses momentos aqueles que têm comunhão com Deus são desafiados a ouvirem a voz de Deus, a ouvir a orientação de Deus.
E nem sempre a orientação de Deus correspondem com nossos projetos de vida. Nem sempre os comandos de Deus pra nossa vida correspondem com os planos que a gente faz pra nossa vida.
Parece até irônico porque parece que quase sempre ele nos orienta por caminhos que são quase sempre contrários, opostos, estranhos aos caminhos que desenhamos.
Parece que as orientações de Deus são tão estranhas pra gente que quando a gente olha pra elas e não consegue ver sentido e a gente fala: deve ser outra voz, não deve ser deus.
E a pergunta é: por que as orientações de Deus são geralmente contrárias ao nosso planejamento? O que Ele quer com toda essa surpresa em nossa vida? O que Ele quer ensinar quando diante do nosso planejamento de vida, Ele nos dá orientações que não correspondem aos nossos planos, o que Ele quer ensinar com tudo isso?
Ele quer nos ensinar aquilo que a gente não aprende por natureza. Ele quer nos ensinar a sermos dirigidos.
Dirigir um automóvel não é apenas dirigir, é contar com o que está ao nosso redor que nós não conseguimos planejar.
Nós conseguimos planejar nossa ida de um lugar para outro mas a gente não consegue planejar o que pode acontecer nesse caminho. A vida da gente é assim. A gente acha que tá conduzindo, a gente acha que está dirigindo mas existem contextos ao nosso redor que a gente sequer consegue imaginar.
E mesmo não sabendo o que pode acontecer eu te pergunto: por que você confia tanto na sua direção, na sua condução? Se de repente qualquer carro pode atravessar e te tirar do rumo.
Todas as vezes que Deus nos orienta de forma contrária aos nossos planos, ele está nos ensinando e nos dando a possibilidade de aceitar o desafio: “deixa eu te conduzir?”
Ovelha, deixa o pastor te conduzir, deixa o pastor te guiar.
“Isso deve ir não de acordo com teu entendimento, mas acima dele; mergulha na insensatez e dar-te-ei meu entendimento; não saber para onde vais é saber exatamente para onde vais. Meu entendimento torna-te insensato. Assim saiu Abraão de sua pátria sem saber para onde ir. Confiou em minha sabedoria e desistiu de sua própria, e encontrou o caminho certo e o destino certo. Eis o caminho da cruz: tu não o podes achar; eu tenho que guiar-te como a um cego. Por isso, nem tu, nem ser humano, nem criatura, mas eu, eu em pessoa te ensinarei através do meu Espírito e Palavra, o caminho que deves trilhar. Não a obra que tu escolhes, não o sofrimento que tu imaginas, mas sim o caminho que te é preparado contra a tua escolha, contra teu pensamento e desejo… A esse segue, a esse te chamo, nele sê discípulo; é tempo oportuno, teu mestre chegou”
LUTERO, in: "Os sete salmos de penitência", escrito em 1525. Weimarer Ausgabe 18, 489, 15-17.
Todas as vezes que Deus nos orienta através de sua Palavra, o que Deus está dizendo é: confia!
Mas isso parece absurdo, isso não faz sentido: confia!
Por que é tão difícil confiar em Deus?
o que nos dá tanta desconfiança assim senão o medo de perder o controle?
Mas esse é um falso controle nós não temos o controle sobre nossa vida, não sabemos o que nos pode acontecer. Por que temos medo de perder algo que não temos?
Por que temos o desejo de tomar o controle, dominar as coisas?
Você tem 3 inimigos: satanás, os amigos de jó e você querendo tomar o controle daquilo que está nas mãos de Deus.
José era alguém que tinha um sonho e de repente sua mulher fica grávida e ele tem que confiar em Deus! Aí ele vai pra belem, o menino nasce e quais são os planos dele? Voltar pra sua casa! Aí Deus aparece e diz, você não vai pra casa, você vai para o Egito!!!
E nós não vemos um José se descabelando e dizendo: não, eu não quero isso!!!
2) A Obediência de José
Sabe por que a gente peca? Porque a gente não acredita na soberania de Deus.
Todas as vezes que a gente peca o que nós colocamos em questionamento de cara a soberania de Deus.
Toda nossa desobediência não é simplesmente uma birrinha, é uma confissão sobre nossa desconfiança do domínio absoluto de Deus.
Obediência simples: Levi está sentado na coletoria de impostos, passa Jesus e diz: segue-me, o que que Levi faz? Levanta e segue.
Que voz é essa que é capaz de fazer alguém sair de sua casa e ir para um lugar que ele nem sabe qual é senão a voz de Deus?
A atitude da nossa obediência é a maior de todas as confissões da nossa fé.
É uma atitude de entrega, é quando Ele diz: vem e nós mergulhamos em seus braços.
Se você não tiver coragem de entregar toda sua vida para Deus, deixe-o toma-la.
3) O que significa ir para o egito?
O Egito estava tomado por judeus nessa época. Era um asilo para judeus que estavam fugindo para a palestina. O Egito dessa época não era aquele mesmo Egito que o povo judeus foi escravo.
Mas aquele lugar trazia lembranças do que Deus viveu com seu povo naquele lugar.
"Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho.
Mas, quanto mais eu o chamava, mais eles se afastavam de mim
Oséias 11:1-2
Egito representava um lugar que num primeiro momento serviu para salvar israel e seus filhos mas também um lugar onde o povo foi oprimido e escravizado.
Não dá pra lembrar do egito e sem pensar em Moisés.
E a história de Moisés é uma história irônica.
Pra que ele fosse salvo da morte, sua mãe o colocou num cesto num rio e a princesa do egito achou Moisés e começou a criar Moisés.
Ele passa 40 anos aprendendo tudo, como um príncipe para tornar-se um governador do Egito. Até que um dia ele descobre que ele não é um egípcio e sim um hebreu.
Então ele vê o que ele via todos os dias mas depois que ele descobriu quem ele era o que ele passou a ver que era comum, não era mais comum pra ele porque o mundo dele mudou.
Então ele não consegue se controlar e acaba matando o egípcio e por causa disso é banido do egito, fica em Midiã cuidando das ovelhas do seu sogro e passa 40 anos ali.
Nos primeiros 40 anos Moisés achava que era alguém, depois passa 40 anos como ninguém olhando para o que era pra ele ser e que ele não é.
De repende ele olha para uma sarça em chamas só que não era destruída. A primeira coisa que ele pensou quando olhou aquela sarça foi: isso parece comigo. Essa é minha história. Eu tenho tudo para ser destruído e não sou.
Tirar as sandálias dos pés no deserto é aceitar a vulnerabilidade pois no deserto há escorpiões, é perigoso.
Deus se apresenta e diz que tem uma orientação: meu povo tá sofrendo lá no egito e eu quero que você volte lá para tirá-lo de la.
O que significava pra Moisés voltar para o egito?
Significa lidar com todo seu passado, com todo histórico que ele fez de sua vida e que não deu certo.
E ele teme voltar pro egito e tenta arrumar uma série de desculpas para não seguir a orientação de Deus até que Moises cede, vai para o egito e salva o povo de Deus.
Depois disso, quanto tempo ele passa com o povo no deserto? Mais 40 anos. 40 anos como libertador do povo. Conduzindo o povo para Deus.
Moody: “'Moisés passou seus primeiros quarenta anos pensando que era alguém. Os segundos quarenta anos, passou aprendendo que era um ninguém! Os últimos quarenta anos ele os passou descobrindo o que DEUS pode fazer com um ninguém.”
Moises entendeu que valeria a pena abrir mão de ter o controle para ouvir a orientação de Deus.
José quando ouviu a orientação de Deus também desistiu de controlar sua própria vida.
Será que Deus é confiável? Será que Ele merece a sua confiança hoje?
Deus quer construir uma história na sua vida.
A história que ele constrói, sempre será uma história de salvação. E é muito provável que quem ele salve seja você de você mesmo.
O maior problema naquele navio tomado em direção contrária a vontade de Deus não era o navio, não era a tempestade, não eram os tripulantes mas era o profeta jonas era jonas que estava colocando em risco toda a tripulação. O maior problema de Jonas, era Jonas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário